Publicidade

Prefeitura e COMCRIAMA realizam Conferências dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente

Semtítulo13Evento espera reunir mais de 300 participantes na sede da Comunidade Espírita Cairbar Schutel

Discutir os rumos das políticas públicas em relação aos direitos humanos das crianças e dos adolescentes de Matão, do estado de São Paulo e do País como um todo. Essa é a proposta das Conferências que serão realizadas na cidade na próxima terça-feira, dia 5 de maio, reunindo sociedade organizada, membros do poder público e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMCRIAMA.

A Conferência Lúdica (para as crianças e adolescentes) será das 8h às 11h30 e a Conferência Convencional (adultos) das 13h30 às 17h30. Os eventos serão na sede da Comunidade Espírita Cairbar Schutel (Av. Saldanha da Gama, 748 – Centro).

“Vamos ter um dia de muitas atividades e orientações a respeito dos direitos dessas faixas etárias tão importantes para o nosso futuro”, aponta o prefeito Chico Dumont. “É uma boa oportunidade de fazer valer nossos direitos de participação na formulação de políticas públicas”, acrescentou.

O secretário de Assistência e Bem-estar Social de Matão, Hélio Leandro Prandi, também comenta sobre o evento. “É um passo importante para implementarmos novos programas de melhoria de vida para as crianças e adolescentes”, acrescentou.

Na data, serão realizadas duas conferências. Pela manhã, crianças de praticamente todas as escolas da cidade acompanham palestras, dinâmicas e a animada brincadeira do “Passa e Repassa”, apresentada por uma equipe de animadores.

À tarde, é a vez dos adultos acompanharem palestras e participarem de debates sobre o assunto. O primeiro tema será abordado pelo jornalista e escritor Rogério Menani, que trata sobre dependência química de álcool e drogas e sobre a polêmica da redução da maioridade penal—matéria em pauta atualmente no Congresso Nacional.

Entre outros pontos marcantes, Menani enfatiza o descaso com que muitas famílias tratam suas crianças e, principalmente, seus jovens. “Precisamos repensar urgentemente o papel da família, porque não sabemos o que vai acontecer nas próximas décadas”, disse.

O educador e especialista em políticas públicas Adonis Guateli também vai falar ao público presente. Ele vai tratar dos eixos principais de discussão do plano do Governo Federal em relação às crianças e adolescentes para os próximos dez anos. “Segurança, conscientização sobre os direitos e promoção desses direitos estão entre as prioridades nas ações do Governo”, explicou Guateli.

Ainda durante o evento serão discutidas propostas de políticas públicas para essas faixas etárias. Funcionando como uma plenária, os adultos e adolescentes participantes vão aprovar um texto final com as sugestões do município de Matão. Essas propostas seguirão para a Conferência Regional, que vai acontecer nos próximos meses. Para esse novo evento também serão eleitos os delegados que vão representar a cidade.

A Secretaria de Assistência e Bem-estar Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMCRIAMA convidam todos os cidadãos de Matão a participarem deste evento, assim como das reuniões e encontros que tratam dos direitos da Criança e Adolescente na cidade.

Informações pelo telefone 3382-8900, na Secretaria de Assistência e Bem-estar Social.  

Pesquise no Site