Publicidade

Prefeitura realiza 67ª Festa de Corpus Christi de Matão

Corpus Christi-2-1A Prefeitura de Matão está organizando todos os preparativos da 67ª Festa de Corpus Christi, que este ano acontecerá no dia 04 de junho.

Artistas, estudantes e voluntários farão a ornamentação em doze quadras na área central, por onde passará a procissão que reúne milhares de fiéis. Os desenhos serão confeccionados manualmente por voluntários, a partir das 4h00, em um trajeto em formato de cruz, partindo da igreja matriz do Senhor Bom Jesus, no Centro. Cerca de 70 toneladas de dolomita, areia e vidro moído serão utilizados na confecção dos tapetes.

Toda a estrutura da festa é montada pela Prefeitura, com fornecimento e transporte dos materiais, pessoal de apoio, sanitários químicos, divulgação, entre outros. A organização da festa fica a cargo da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo, mas toda a estrutura da municipalidade é colocada à disposição do evento.

O trajeto decorado por onde passará a procissão, começa defronte a igreja matriz, na rua José Bonifácio, segue pela avenida 28 de Agosto, rua Rui Barbosa, avenida 15 de Novembro, rua Prudente de Moraes, avenida 7 de Setembro e, novamente, pela rua Rui Barbosa, avenida Siqueira Campos e rua José Bonifácio, retornando ao ponto de partida, na igreja matriz.

“Mais uma vez preparamos uma celebração grandiosa para os turistas, mas principalmente para a população do nosso município. O Corpus Christi de Matão é sempre aguardado com muita expectativa, e para que a nossa principal tradição aconteça, precisamos contar com muitas pessoas e com uma grande estrutura. Agradeço a todos os envolvidos que fazem nossa festa, ainda mais bela e especial”, disse o prefeito Chico Dumont.

Projeto “Artista na Rua”

Como em todas as edições da celebração de Corpus Christi, um artista é escolhido para receber homenagens através do projeto “Artista na Rua”. Nesta edição a artista homenageada será Daniela Caburro.

Natural de São Carlos, a artista, que trabalha com arte plástica desde 1995, pinta suas telas segurando o pincel com a boca. Quando tinha oito meses, após sofrer uma febre muito alta causada pela Poliomielite, Daniela ficou tetraplégica.

Ela é integrante da Associação dos Pintores com a Boca e com os Pés, uma organização internacional de artistas que pintam com a boca ou com os pés. Além da pintura, Daniela realiza palestras motivacionais, oficinas de pintura, fotografia, webdesigner e teatro. Em 2011 laçou sua biografia, intitulada – “Menina de Arte”.

Para que a população matonense conheça mais sobre a vida e confira os quadros da artista, uma exposição com diversos dos seus trabalhos ficará disponível na Casa da Cultura. A abertura acontecerá no dia 03 de junho, às 20h00.

Atrações Culturais

Integrando as atividades no dia de Corpus Christi, o Departamento de Cultura preparou uma atração especial para a celebração. A partir das 11h00, o Coro Frater apresentará seu espetáculo gratuitamente, na Casa da Cultura.

O Departamento de Cultura também organizará a Feira de Artesanato, com a participação de artesãos de Matão e região, das 8h00 às 17h00, na Praça “Dr. Leônidas Calígola Bastia”, no Centro.

Expoflor

Na quarta-feira (03/06), às 20h00, o Rotary Club de Matão realiza a abertura da XVIII Feira de Flores e Plantas de Holambra, a Expoflor 2015, na praça “Alfredo de Paiva Garcia”. A feira acontecerá entre 04 e 06 de junho, das 10h às 22h00, encerrando no domingo (07/06), às 18h00.

A Expoflor é realizada pelo Rotary Club, com apoio da Prefeitura de Matão. Toda a arrecadação com a venda de flores e plantas será revertida para a compra de muletas, cadeiras de roda, de banho e andadores, para a utilização em obras assistenciais coordenadas pelo clube de serviços.

Vendedores Ambulantes

Os vendedores ambulantes e comerciantes interessados em trabalhar nos locais dos eventos do Corpus Christi 2015, deverão procurar o Departamento de Tributos da Prefeitura de Matão, até o dia 03 de junho, das 8h00 às 17h00, para retirada do alvará.

Já de posse do alvará, os comerciantes deverão comparecer no dia 02 de junho no local de instalação das barracas, onde a fiscalização fará a demarcação, reserva dos locais e orientação para a montagem que será autorizada no dia 03 de junho, a partir das 8h00.

Somente estarão liberados para instalação nos locais dos festejos aqueles que possuírem autorização específica para funcionamento no evento. Mais informações pelo telefone 3383-4080. Programação Paróquia Senhor Bom Jesus

Está em andamento a 2ª Semana Eucarística, com missas diariamente as 19h00, até o dia 03 de junho. Nesta sexta-feira (29/05), a banda “Louvor e Glória” estará na igreja Matriz participando do Louvor Eucarístico, às 20h30.

Durante a festa de Corpus Christi, na Igreja Matriz, as missas serão realizadas às 7h00, às 9h00, às 11h00 e as 13h00. O encerramento das celebrações acontecerá a partir das 15h00, com a última missa. Em seguida, centenas de fiéis e párocos da cidade seguirão a procissão sobre os tapetes decorados.

Na sequência, após a passagem dos fiéis, as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, já iniciarão a retirada dos materiais, e a limpeza das ruas para que o trânsito seja liberado.

Trânsito

O Departamento de Trânsito da Prefeitura de Matão informa as alterações de tráfego, nas vias públicas que receberão as ornamentações da festa de Corpus Christi.

Na quarta-feira, dia 03 de Junho, o trânsito estará liberado no horário comercial e será interditado às 18 horas. Na quinta-feira (04/06), o trânsito voltará a funcionar após a limpeza das ruas, por volta das 23h00.

Ambulantes

A avenida Daniel Antonio de Brito, onde estarão os vendedores ambulantes, também será interditada na quarta-feira, só que a partir das 6h00. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3383-4045.  

Pesquise no Site