Publicidade

Mais de 200 crianças participam do lançamento do programa Saúde Nota 10

IMG 7659Programa de educação ambiental chega às escolas no início do segundo semestre

Cerca de 300 pessoas, entre elas mais de 200 alunos da escola Professor Carlos Manzini, participaram do lançamento oficial do programa Saúde Nota 10, nesta terça-feira, dia 30, no Cine Teatro Matão. Divulgar o que é saneamento básico, sua importância para a saúde e qualidade de vida, e ampliar a consciência ambiental de crianças de 6 a 14 anos estão entre os principais objetivos do programa.

Entre os convidados presentes ao evento estavam Maria Alice Garcia Capparelli (Mara), secretária municipal da Saúde, representando o prefeito Chico Dumont; Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho), vice-presidente da Câmara Municipal de Matão, representando o presidente Sandro Trench; Alexandre Luiz Martins de Freitas, secretário municipal de Educação e Cultura; Geraldo Lesbão Meira (Mineiro), secretário de Serviços Municipais e Meio Ambiente; Ednaldo Leão da Rocha (Nau), vereador; Maria Aparecida Bellintani Ourique de Carvalho, diretora do Departamento de Meio Ambiente, além do diretor presidente Jorge Amin; gerente comercial Marcos de Araújo, e gerente de Operações, Stênio Cangussu, da Águas de Matão.

Em sua saudação aos convidados, o secretário de Educação, Alexandre de Freitas, ressaltou o caráter democrático da escola municipal ao parabenizar a concessionária Águas de Matão pela implantação do Saúde Nota 10 em Matão. “Esse é o meu critério, todo projeto apresentado pela sociedade que for de interesse público e coletivo deve ser muito bem recebido em nossa escola”, afirmou. Ao considerar o papel educativo do Saúde Nota 10, o secretário lembrou que pouco mais de 50% das escolas brasileiras de Ensino Fundamental têm água tratada. O índice cai para 29%, se a estimativa for relacionada à coleta e tratamento de esgoto.

O vereador Cidinho, representando o Poder Legislativo, destacou a importância de projetos dessa natureza para a construção de uma sociedade mais equilibrada nas relações com a natureza. Da mesma forma, a secretária Mara Capparelli citou o Saúde Nota 10 e seu papel na conscientização ambiental como um dos benefícios do contrato de concessão assinado entre a Prefeitura e a Águas de Matão.

O diretor presidente da concessionária, Jorge Amin, agradeceu a presença de todos, sobretudo as crianças, e encerrou a primeira parte do evento ressaltando que a implantação do Saúde Nota 10 em Matão demonstra que a empresa está cumprindo sua responsabilidade socioambiental ao contribuir para a solidificação de uma cidade sustentável e comprometida com o avanço das ações de preservação ambiental.

“Essa é uma ação de longo prazo, é de fato um trabalho de formiguinha e não há lugar melhor para inicia-lo do que o espaço escolar. É nas crianças que reside a transformação que a sociedade tanto almeja e, neste sentido, o Saúde Nota 10 aborda, sobretudo, o papel que cabe a cada cidadão no cuidado com os nossos recursos naturais. Colocamos nossa esperança de êxito na ação multiplicadora das crianças que levarão à família e amigos, com a espontaneidade e motivação que somente elas possuem, um importante conhecimento”, finalizou.

Educação Ambiental – Na segunda parte do evento, os convidados acompanharam atentamente o desenrolar da peça de teatro Aventuras no Mundo Encanado, com a participação do mascote Matinho, que animou crianças e adultos. Na peça, encenada pela Cia Experimental de Teatro (CET), com os atores Flávio Luiz, Gabriela Paris e Thiago Mazzoni, sob a direção de Adriano Reali, Matinho ajuda o menino Matias a descobrir por que o rio está secando.

A partir do lançamento oficial, o programa começa a ser desenvolvido nas escolas após as férias de julho. A primeira escola a receber o programa será a Professor Antonio Carlos Manzini, que participou do lançamento no Cine Teatro. O Saúde Nota 10, que será desenvolvido dentro ambiente escolar, inclui palestra educativa, concurso de desenho e redação e premiação dos melhores trabalhos. Fotos Andrey Ferraz.

 

Pesquise no Site