Publicidade

Tudo pronto para a 68ª Festa de Corpus Christi

IMG 3555A partir das 4h00 de quinta-feira (26), Matão movimenta-se para preparar as ruas por onde passará a procissão de Corpus Christi. Veja as fotos

Realizado pela Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, o evento mais tradicional do município conta com a participação de aproximadamente 700 voluntários, que se dedicam à confecção dos desenhos, além de servidores municipais e a comunidade católica.

O Prefeito Chico Dumont, fala de mais uma edição. “Este acontecimento que projetou Matão nacionalmente graças à força da comunidade que se volta para uma manifestação religiosa, é um dos momentos mais aguardados pelos munícipes e por nós. É sempre uma honra organizar esta festa que, mesmo atraindo muitos turistas, é feita para os matonenses, mas a maior importância, é a presença do Corpo de Cristo entre nós. Novamente mantivemos absolutamente tudo o que é de responsabilidade da Prefeitura, uma grande infraestrutura com praticamente todos os servidores trabalhando neste dia para garantir a qualidade da festa. Além disso, a igreja que também participa com todas as comunidades católicas e párocos da cidade, é responsável pela programação das missas na Matriz e a procissão, momento principal da festa. Enfim, está tudo pronto, e nas próximas horas queremos celebrar a 68ª Festa de Corpus Christi com todos os matonenses”, comentou.

O trajeto em formato de cruz, parte da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, no Centro, seguindo pela Rua José Bonifácio, Avenida 28 de Agosto, Rua Rui Barbosa, Avenida 15 de Novembro, Rua Prudente de Moraes, Avenida 7 de Setembro e, novamente, pela Rua Rui Barbosa, Avenida Siqueira Campos e Rua José Bonifácio, retornando ao ponto de partida, na igreja matriz.

A novidade deste ano é a textura do material utilizado que ficou mais fino, melhorando ainda mais o trabalho dos artistas e a qualidade dos desenhos.

Programação

Exposição

Quarta-feira (25), às 20h00

Abertura da exposição da artista plástica homenageada Kátia Almeida

Local: Casa da Cultura

Sapateado de Rua

Quinta-feira (26), às 14h00

Apresentação com a Cia de Sapateado Papapumpá

Local: Em frente à Casa da Cultura

Feira de Artesanato

Quinta-feira (26), das 8h00 às 17h00

Feira de Artesanato, com a participação de artesãos de Matão e região

Local: Praça “Dr. Leônidas Calígola Bastia”, no Centro

Programação Paróquia Senhor Bom Jesus

Está em andamento a 3ª Semana Eucarística, com missas diárias às 19h00, até o dia 25 de maio. Durante a festa de Corpus Christi, na Igreja Matriz, as missas serão realizadas às 7h00, às 9h00, às 11h00 e às 13h00. O encerramento das celebrações acontecerá a partir das 15h00, com a última missa. Em seguida, centenas de fiéis e párocos da cidade seguirão a procissão sobre os tapetes decorados.

Segurança e Saúde

Toda a estrutura da Prefeitura se envolve na organização do evento, colocando à disposição da população ambulâncias, enfermeiros, pessoal de apoio, monitores, guias, e banheiros químicos.

A segurança e o controle do trânsito serão feitos pela Guarda Municipal, Agentes de trânsito e polícias Civil e Militar.

Produtos Oficiais

Uma barraca com produtos oficiais da festa será montada ao lado da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, com a venda de camisetas e DVDs com a história da festa em Matão. A renda será revertida para o Fundo Social de Solidariedade.

Trânsito

As vias que compõem o trajeto das ornamentações estarão com o estacionamento proibido no horário comercial e, a partir das 18h00, serão fechadas totalmente para a preparação dos enfeites.

O trânsito voltará a funcionar normalmente na própria quinta-feira, após a limpeza das ruas, por volta das 23h00. A avenida Daniel Antonio de Brito, onde estarão os vendedores ambulantes, também será interdita na quarta-feira, a partir das 7h00.

 

Pesquise no Site