Publicidade

Matão novamente é certificado no Programa Município VerdeAzul

Verde AzulMatão recebeu nesta terça-feira (21/06), o certificado do Programa Município VerdeAzul - PMVA 2015, prêmio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente concedido aos municípios paulistas que desenvolveram ações, e projetos na área ambiental.

A entrega da premiação ao prefeito Chico Dumont, à diretora do Departamento de Meio Ambiente, Maria Bellintani e à diretora de divisão Michela Adriani Alves, aconteceu em Reunião do Plenário do CONSEMA, com a presença da Secretaria Estadual de Meio Ambiente Patrícia Iglecias. Neste ano, Matão alcançou a 95ª posição dentre as 616 cidades do Estado e 10ª posição entre as cidades que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Tietê - Batalha.

Matão participa do Programa desde o início, já havia sido certificado anteriormente, mas agora, pelo segundo ano consecutivo recebe a premiação “Esse prêmio é muito importante, pois demonstra o empenho e o envolvimento dos diferentes setores da administração municipal na gestão ambiental, objetivando a melhoria da qualidade ambiental, e consequentemente da qualidade de vida da população" disse o prefeito Chico Dumont.

Através do Programa são estabelecidas metas a serem atingidas e fornecidos parâmetros para o desenvolvimento da agenda ambiental do município. Existem vários itens que devem ser executados durante o ano todo, e devidamente comprovados “Para a certificação, destaca-se que contamos com inúmeros parceiros, como Secretaria de Educação e Cultura, Departamento de Trânsito, Transportes e Agricultura, Cooperasolmat, Conselho Municipal de Meio Ambiente, as concessionárias de Água e Esgoto e muitos outros, que contribuíram para esta conquista, que demonstra que avançamos bastante e estamos no caminho certo”, observou a interlocutora do programa e diretora do Departamento de Meio Ambiente Maria Aparecida Bellintani Ourique de Carvalho.

O programa

Lançado em junho de 2007, o Programa Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental, e valorizando a base da sociedade. O Programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica.

Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos municípios na condução das ações propostas.

Os municípios recebem uma nota ambiental, que varia de zero a 100, e avalia o seu desempenho em dez diretivas. São avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

As prefeituras com nota acima de 80 são reconhecidas pelo exemplo ambiental, e recebem o prêmio Município VerdeAzul. O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursosjunto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.

Verde Azul

Pesquise no Site