Publicidade

Lançamento de cartilha e palestra sobre abuso sexual acontece em Matão

FotoNa próxima semana, acontecerá em Matão o lançamento de uma cartilha sobre Abuso Sexual.

Um evento debaterá o assunto com a palestra e participação especial da Promotora de Justiça Dra. Silvia Chakian de Toledo Santos, que é coordenadora do Grupo Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (GEVID), do Ministério Público. O evento é uma iniciativa da OAB de Matão e será no dia 04 de Agosto, às 19h00, no Auditório da Associação Comercial.

A cartilha, desenvolvida pela médica ginecologista/obstetra Drª Helena Beatriz Périssé de Oliveira e a professora Nimuendajú Jujú Oliveira, contem informações sobre o que caracteriza o abuso sexual e orientações importantes sobre como proceder quando alguém sofre esse tipo de agressão. A cartilha também informa quais serviços são disponibilizados às vítimas de violência sexual e como são realizados os atendimentos nesses locais.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem no Brasil, por ano, cerca de 100 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Porém, menos de 20% desses casos chegam ao conhecimento das pessoas encarregadas de tomar providências.

O Disque 100, serviço do governo federal para receber denúncias de violações de direitos humanos recebeu, somente nos primeiros quatro meses deste ano, 4.953 denúncias sobre exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. Os dados, divulgados pela Ouvidoria Nacional da Secretaria Especial de Direitos Humanos, referem-se a denúncias registradas em todo o território nacional entre os meses de janeiro e abril.

A palestrante Dra. Silvia Chakian de Toledo Santos possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997); é Promotora de Justiça integrante do Ministério Público de São Paulo desde 1999; é oordenadora do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Ministério Público de São Paulo (GEVID) desde 2012; é membro da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar (COPEVID) do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) vinculado ao Colégio de Procuradores Gerais de Justiça (CNPG). Membro colaborador do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2015-2016. Assessora da Diretoria do Centro de Aperfeiçoamento Funcional Escola Superior do Ministério Público desde abril de 2016.

O evento é realizado pela OAB Matão com o apoio do COMCRIAMA, do Conselho Tutelar, da Delegacia de Defesa da Mulher, do Hospital Carlos Fernando Malzoni, do Ministério Público do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de Matão, do Rotary Club de Matão Terra da Saudade e Escola Superior do Ministério Público (ESPM) e com o patrocínio da ACE Matão BALDAN, PREDILECTA, Centro de Referência da Mulher NICA PINOTTI e da WORLD Comunicação Visual

Foto  

Pesquise no Site