Publicidade

Município participa do lançamento do programa “Criança Feliz”

 MG 6870Ao todo, 2.529 municípios já aderiram ao Criança Feliz em todo o país.

Na tarde da última sexta (10), o vice-prefeito Moacir Matturro, e o secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Carlos Rondanin (Carlão Rondanin), participaram da solenidade de lançamento do programa “Criança Feliz”, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, da primeira-dama Maria Lúcia Alckmin, do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, do ministro da Saúde, Ricardo Barros, do secretário de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro, e do secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim. Deputados federais e estaduais, prefeitos e outras autoridades de diversos municípios de São Paulo também estiveram presentes.

O programa “Criança Feliz” visa acompanhar o desenvolvimento infantil de forma integral e orientar pais ou responsáveis sobre a importância de estimular as habilidades dos pequenos nos primeiros anos de vida. Em São Paulo, 220 municípios participarão do projeto, que deve atender cerca de 40 mil gestantes e crianças de até 6 anos de idade. Matão está entre as sete cidades da região contempladas com o projeto e agora começa o planejamento para a instalação do programa.

Em breve, o prefeito Edinardo Esquetini assinará o convênio para que a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social possa realizar todo processo de instalação do “Criança Feliz” na cidade, com curso de capacitação para os profissionais que serão destinados às visitas domiciliares periódicas. Estes profissionais serão responsáveis por orientar os pais sobre a melhor maneira de estimular os filhos nos primeiros mil dias de vida.

Para participar do programa, os municípios precisavam dispor de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), ter estrutura física adequada e várias atividades em andamento, e contar ainda com pelo menos 140 indivíduos do grupo prioritário do programa: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

 

Pesquise no Site