Publicidade

Comcriama apresenta trabalhos das entidades assistenciais de Matão

IMG 2298CRAS, Creas e Lar Espírita ‘Cairbar Schutel’ apresentaram propósitos da entidade e medidas socioeducativas

Na noite de terça-feira (4), o Comcriama (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) realizou mais uma reunião para discussão de mudanças e aperfeiçoamento de seus trabalhos. O evento foi realizado na Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, oportunidade na qual estiveram presentes o secretário da pasta de Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Rondanin (Carlão), o presidente do conselho da entidade, Manoel Braga, o promotor de justiça, Cleber Defina, assim como assistentes sociais e profissionais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Pequeno Cidadão, projeto ‘Bom de Bola, Bom na Escola’, Conselho Tutelar, Lar Espírita ‘Cairbar Schutel’, Comdef e outras autoridades.

Assistentes sociais explicaram sobre o trabalho que desenvolvem em suas respectivas entidades. Um dos trabalhos apresentados foi o SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes), do Núcleo Assistencial Espírita ‘Edo Mariani’, uma medida de proteção provisória e excepcional que é utilizada como forma de transição para reintegração familiar ou para colocação em família substituta. O serviço tem o objetivo de preservação e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, garantindo respeito à diversidade, sem discriminação de qualquer natureza, bem como liberdade de crença ou religião em que o jovem está inserido.

Maria do Rosário Moura Leite Monnazzi atua no CRAS do Portal ‘Terra da Saudade’ e aproveitou o encontro para esclarecer o funcionamento do CRAS no município, uma vez que o local busca promover a proteção social básica das famílias vulneráveis, por meio da interação entre família, grupos comunitários e redes socioassistenciais públicas e privadas do município. “O Centro existe para melhorar as condições de vida das pessoas. Existe uma equipe de assistentes sociais e psicólogos que acolhem, escutam, orientam e encaminham as pessoas para os serviços sociais e assistenciais disponíveis”.

O CREAS foi representado na ocasião por Silvia Ruivo, que ressaltou o atendimento da instituição às pessoas ou famílias em situação de risco iminente, vulnerabilidade social e vínculos fragilizados. “Trabalhamos para fortalecer a função protetiva da família, encaminhar para rede de proteção social e serviços públicos, romper o ciclo da violência no interior das famílias, oferecer condições para reparar danos, interromper a violação de direitos e prevenir o agravamento da situação de risco”.

Sobre o Comcriama, criado através da lei municipal nº 3378/2003, o promotor de justiça, Cleber Defina, lembrou da importância do organismo de reconhecer o trabalho dos profissionais envolvidos na assistência social, de maneira que isso implique em melhores condições de vida para crianças e jovens atendidos. “Caso nosso Conselho prospere e valorize os profissionais, teremos um ganho muito grande para a cidade. Temos pessoas muito bem empenhadas e capazes e Matão tem total capacidade e determinação para uma qualidade de vida melhor para toda população”.

 

Pesquise no Site