Fundo Social de Solidariedade lança Campanha do Agasalho 2017

IMG 8076Evento foi realizado na manhã de segunda-feira (8) na Prefeitura; arrecadações neste ano devem superar mais de 150 mil itens

O Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Prefeitura de Matão e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, lançou a Campanha do Agasalho 2017 nesta segunda-feira (8). O lançamento aconteceu na sala de reuniões do gabinete, com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Viviane Esquetini, do prefeito Edinardo Esquetini, do vice Moacir Matturro, do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Carlos Rondanin (Carlão), e da assessora do Fundo Social, Marina Mendes, que compuseram a mesa dos trabalhos, além de outros secretários e diretores.

Para este ano, a estimativa é que sejam arrecadados mais de 150 mil itens, os quais serão destinados a cerca de vinte entidades assistenciais e religiosas do município. A campanha ainda contará com um mutirão no dia 20 de maio (sábado), ocasião na qual os voluntários sairão da Prefeitura logo pela manhã, percorrendo bairros de Matão para a coleta de roupas e agasalhos nas casas. Essa ação acontecerá até as 16h.

De acordo com Viviane, além de agasalhar as famílias carentes de nossa cidade, a campanha também promove o exercício da cidadania e solidariedade, devolvendo a dignidade aos que recebem as doações. “Nossa população é muito solidária e as pessoas se unem para realizar este trabalho com vários segmentos de nossa sociedade. Temos visto casos de pessoas que não têm sequer roupa adequada para procurar um emprego e de crianças que sofrem bullying na escola. Queremos proporcionar a inclusão destas pessoas na sociedade e devolver a elas o convívio social”, relata.

Durante o lançamento da campanha, também foi destacado que a ação busca envolver um número grande de pessoas, sendo que muitas dessas pessoas deixam seus momentos de descanso para colaborar na arrecadação, num gesto de solidariedade e altruísmo. Para tanto, o lema escolhido foi “ser solidário está em suas mãos”, destacando o papel que toma a comunidade deve assumir na ajuda ao próximo. “O lema deste ano tem esses dizeres para deixar claro que está nas mãos de todos ajudar para que possamos atender o maior número possível de famílias carentes. Sozinho, o poder público não tem condições de resolver os problemas e é por isso que buscamos envolver e mobilizar o maior número possível de pessoas, para que elas contribuam com esse belo trabalho. Se cada um de nós fizer a sua parte, teremos uma campanha bem abrangente e de muito sucesso”, explica Viviane.

O prefeito Esquetini ressaltou a importância da campanha, que tem grande repercussão junto à sociedade pelo seu cunho colaborativo. “Agradecemos a todos os que aderiram a esta campanha para arrecadação dos agasalhos. Não podemos nos esquecer de todas as empresas, entidades, associações, igrejas e demais apoiadores que disponibilizaram um local para colocar as caixas indicando os pontos de coleta. Essa ação tem um peso muito grande em nossa cidade, porque envolve inúmeros setores em prol das pessoas mais carentes e a adesão de tantas pessoas nos dá muito orgulho, fortalece o trabalho e garante que mais pessoas sejam beneficiadas”.

Organização

Na terça-feira (9), um dia após o lançamento da campanha, Viviane também realizou uma reunião com representantes das entidades que colaborarão com a Campanha do Agasalho. Durante o encontro, foi decidida a quantidade de voluntários, os dias de separação dos itens arrecadados, alimentação e mapeamento dos bairros onde haverá a coleta. É importante lembrar que as equipes do Fundo Social e das entidades estarão devidamente identificadas com crachás no próximo sábado (20), dia do mutirão de arrecadação. Para tanto, o Fundo Social também pede aos munícipes que separem as doações antecipadamente, facilitando o trabalho de coleta.