Publicidade

Preparativos para Corpus Christi 2018 estão em sua reta final

Equipe de Trabalho  para o tingimento de dolimatas para Corpus Christi 2018Material para ornamentação dos tapetes está pronto para 70ª edição da Festa de Corpus Christi

A Prefeitura de Matão, em conjunto com as paróquias do município, realizam a 70ª Festa de Corpus Christi no próximo dia 31 de maio. Doze tapetes serão ornamentados no Centro da cidade em formato de cruz e, neste ano, uma homenagem a todas as décadas desta tradicional festa do município será apresentada na ornamentação das ruas.

Por meio de esforço de todas as Secretarias Municipais, Matão se prepara para receber turistas de todos os municípios brasileiros, bem como visitantes de outros países. Cerca de 80 mil pessoas são esperadas na cidade. Os trabalhos de tingimento da dolamita (carbonato de cálcio) iniciaram no barracão da antiga estação ferroviária em 15 de fevereiro deste ano, logo após o Carnaval.

Sob a supervisão de João Bento (Cucão), diretor da divisão de Formação Cultural, cerca de 60 toneladas de dolamita foram tingidas em cores variadas para atender a demanda da confecção dos tapetes. “Este ano teremos o resgate dos desenhos geométricos realizados no passado como forma de homenagear a trajetória de Corpus Christi em Matão. As cores mais solicitadas para 2018 são o verde e o roxo. Para esta reta final, estamos aplicando o pigmento em outro tipo de material, como areia fina e grossa para a confecção dos quadros, que serão produzidos por artistas locais e representantes das escolas do município. É um trabalho árduo, entretanto, será uma celebração muito bonita”, afirma.

Nesta última semana, o Departamento de Cultura finaliza as atrações que integram os festejos do Corpus Christi 2018. Na programação teremos apresentações musicais, feira de artesanato, praça de alimentação das entidades filantrópicas da cidade, funcionamento da Casa da Cultura, dentre outros atrativos.

De acordo com Júlio Cesar Ribeiro, diretor do Departamento de Cultura, o artista plástico Victório D´Agostino será o homenageado pelo projeto “Artista da Rua”, em virtude de sua história de vida e comprometimento com Corpus Christi. “A Casa da Cultura sediará a mostra 'Victorio D´Agostini – Arte e Vida' no período de 30 de maio a 16 de junho, com visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Acreditamos que esta será uma justa homenagem”, destaca Júlio.

O secretário de Esportes, Lazer, Turismo e Juventude, Sebastião Trigo, reforça que toda a infraestrutura para a realização desta tradicional festa religiosa no município está sendo providenciada. "Buscamos a segurança dos visitantes e munícipes, instalação de banheiros químicos, cuidados com eletricidade, disposição de barracas, dentre outras demandas para realizar esta grande comemoração. Matão é um município que se destaca por seu turismo religioso. Com certeza será uma festa maravilhosa”, enaltece Trigo.

Na oportunidade, Ribeiro salienta que o prefeito Edinardo Esquetini se mostra satisfeito com os trabalhos para a 70ª Festa de Corpus Christi. “Esta é uma festa turística reconhecida internacionalmente. Para tanto, o prefeito Esquetini, junto com sua equipe de governo, não mede esforços para que seja realizada uma celebração com zelo, segurança, beleza e sucesso. No início da próxima semana, anunciaremos a programação completa e Matão será destaque no cenário nacional e internacional mais uma vez”, finaliza Júlio.

Pesquise no Site