Publicidade

Alunos do Ensino Médio visitam Centro de Operações da Águas de Matão

VisitaCerca de vinte alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Objetivo visitaram as instalações da sede administrativa da Águas de Matão durante a manhã desta terça-feira, dia 31.

Durante a visita, eles puderam conhecer o funcionamento do CCO (Centro de Controle de Operações) da concessionária e esclarecer dúvidas sobre o tratamento da água em Matão.

A visita faz parte do calendário das atividades do Saúde Nota 10, programa de educação ambiental a concessionária, e integra a série de ações desenvolvidas pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura ao longo do mês de março em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Visita 2Assim que chegaram à sede da concessionária, os alunos participaram de um bate papo com o gerente de Operações Stênio Cangussu que explicou, entre outras informações, como a tecnologia trazida pela concessionária para Matão permite o acompanhamento em tempo de real das unidades que compõem o sistema de abastecimento da cidade. “Eu não imaginava que era assim, tem muito mais tecnologia envolvida no processo do que eu pensava”, afirmou o estudante Marcos Felipe de Souza, de 15 anos, ao sair do CCO.

VisitaOs alunos também acompanharam atentamente as informações dadas pelo gestor do Projetos Socioambientais, Paulo Guerreiro, sobre a qualidade da água em Matão. Ele explicou as etapas do tratamento, a função dos PCQs (Pontos de Controle de Qualidade), que medem a qualidade da água nos dois extremos da rede de abastecimento, e o processo de carbonatação.

Para Michela Alves, professora de Biologia da turma, a visita foi muito produtiva à medida que contou com vários esclarecimentos sobre as características da água e, principalmente, porque gerou conhecimento a respeito de toda a tecnologia envolvido no processo de abastecimento da cidade.  

Pesquise no Site