Mutirão do Lixo Eletrônico acontece na próxima semana

279Novamente a Prefeitura de Matão, em parceria com a Led Reciclagem Tecnológica, Centerlimp e Cooperasolmat, realizam mais uma edição do “Mutirão do Lixo Eletrônico”.

A ação que precisou ser remarcada devido ao tempo, será no sábado (20/02), das 9h às 15h00, ao lado da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, localizada na Avenida Bortolo Biava, 13, no Parque Ecológico.

Além dos diversos aparelhos eletrônicos também serão recolhidos óleo de cozinha usado e materiais recicláveis como plásticos, papéis, papelão, metais, entre outros. Para o recolhimento dos itens, ficarão disponíveis no local, caminhões que posteriormente encaminharão os materiais recolhidos para as bancadas de desmontagem, onde todos são separados de acordo com a sua composição e encaminhados para indústrias que confeccionam outra matéria-prima, impedindo, desta forma, o descarte em aterros sanitários.

Equipamentos eletroeletrônicos como celulares e computadores contêm elementos tóxicos e podem causar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas, se forem descartados em locais inapropriados. O óleo de cozinha usado, quando destinado de forma incorreta, permanece retido no encanamento, causando entupimento das tubulações, além de propiciar o aparecimento de insetos e animais. O produto pode se espalhar na superfície dos rios e das represas, diminuindo o oxigênio da água e causando alterações no ecossistema aquático, o que reduz a eficiência das Estações de Tratamento de Esgoto, por exemplo.

O lixo eletrônico será encaminhado à empresa LED Reciclagem, os materiais recicláveis à Cooperasolmat (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Matão) e o óleo de cozinha, para a empresa Centerlimp.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3383-4055 e 3383-4060.

Confira abaixo os materiais que serão arrecadados no Mutirão do Lixo Eletrônico:

Aparelhos Eletrônicos

- Aparelho de Celular

- Bateria

- Cabos/Carregadores

- Caixa Som

- Calculadora

- Cartucho/Toner

- CD Room

- Central/PABX/Eletrônica

- CPU Desmontada

- DVD/Gravador

- Estabilizador

- Flopy Disk

- Fone AT/ATX

- Fotocopiadora

- HD

- Impressora Lazer/Jato

- Impressora Matricial

- Memória DDR

- Memória DIM

- Memória EDO

- Monitor 14/15/17

- Monitor LCD

- Mouse

- No Break

- Placa de Rede/Modem

- Placa de Vídeo/Som (diversas)

- Placa Mãe

- Processador

- Teclado

- Fax e Aparelho de Telefone

- Vídeo Cassete/Aparelho de Som

- DVD Home

- Microondas

- Caixa Registradora DIGITAL

- Scanner

- Ventilador/Liquidificador/Batedeira  TV

– 14/17/21/29/32 polegadas  Freezer/Geladeira

Óleo de Cozinha

Basta colocar o óleo usado numa garrafa plástica (PET) ou similar. Preferencialmente, o óleo não deve conter água.

Materiais Recicláveis

Separe plásticos, papéis, papelão, metais e outros materiais potencialmente recicláveis. Você estará contribuindo com o meio ambiente e com a geração de renda.