Publicidade

Análise comprova qualidade da água em Matão

Analise  ProcessoExame bacteriológico certificam 100% de ausência de coliformes; clientes da concessionária também podem acompanhar resultados por meio da conta de água.

Para garantir a qualidade da água que chega a aproximadamente 29 mil ligações da cidade, a Águas de Matão realiza uma análise bacteriológica a cada semana, conforme Portaria do Ministério da Saúde. O resultado desse exame fornece à concessionaria informações detalhadas sobre a presença ou não de coliformes. Todas as análises certificam 100% de ausência.

O técnico do Laboratório de Análise de Qualidade da Águas de Matão, Pedro Paulo de Oliveira, explica que esses resultados, seguindo as normas da Portaria 2914/2011, de âmbito federal, são transformados em relatório e encaminhados mensalmente à Vigilância Sanitária. Todos os clientes da concessionária também podem acompanhar os resultados por meio da conta de água.

“Os dados são atualizados todos os meses na conta de água que o cliente recebe em casa. Além de cumprir o que determina a Portaria 2914, essa divulgação segue uma das principais diretrizes de trabalho da nossa empresa, que é atuar constantemente pelo aprimoramento da qualidade dos nossos serviços”, reitera o técnico.

Ele explica que, para realizar a análise, a água é coletada em todos os reservatórios dA cidade, no final da rede em residências, no bairro rural de Silvânia, no distrito de São Lourenço do Turvo e nos PCQs (Ponto de Controle de Qualidade). Em Matão os PCQs estão instalados nos bairros Nova Matão, Jardim Paraíso, Distrito Industrial, Portal Terra da Saudade, Jardim Brasil, Bairro Alto, Centro e São Judas.

Depois de coletado, o material segue para o Laboratório de Análise, onde permanece em inoculação por um período de 24 horas. A inoculação é um processo químico onde cria-se um ambiente favorável ao crescimento de bactérias. No caso da análise, se houver bactéria no material coletado, ela se manifestará nesse processo. “Em todos os nossos processos, registramos 100% de ausência de bactérias”, comemora.

analise 

Pesquise no Site