EMEF do CAJU será revitalizada

PVE- CAJU Mobilizadores se reunem para organização ação de revitalização da EMEF Dr. Celso PerchesParceria entre Grupo Votorantim e Prefeitura de Matão promove a revitalização de ambientes de aprendizagem e integração com a comunidade

No próximo sábado (8), das 8h às 13h, será realizada em Matão uma ação proposta pela Secretaria de Educação de Cultura com mobilizadores da comunidade que representam a região da Vila Cardim, para a revitalização do pátio e parque da EMEF ‘Celso de Barros Perches’, localizada no Centro de Atendimento à Juventude (CAJU). O trabalho, realizado em parceria com o Grupo Votorantim por intermédio do Programa Votorantim pela Educação, representado pela Citrosuco, conta ainda com o apoio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, secretaria de Obras e secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos.

A atividade envolve todos os alunos da escola, pais, professores, funcionários, familiares e moradores do entorno, com o propósito de melhorar o ambiente escolar. A Parceria Votorantim pela Educação (PVE) busca contribuir para a melhoria da educação pública em municípios com operações do Grupo Votorantim. O objetivo da iniciativa é qualificar as práticas de gestão educacional e escolar, envolvendo a mobilização de profissionais da educação e comunidade. “Neste ano, estamos desenvolvendo o tema ‘Espaços públicos como ambientes de Aprendizagem’. Todas as escolas de educação infantil e do ensino fundamental estão participando das formações (divididas em quatro ciclos). Cada escola irá transformar um espaço dentro de sua unidade”, explica Kleber Gessolo, assessor de projetos educacionais.

Durante cada ciclo são realizadas as seguintes temáticas: formação com equipe da secretaria de Educação, formação com Gestores (Diretores e coordenadores), formação com representantes (multiplicadores) jovens e adolescentes das EMEFs do 6º ao 9º ano e reunião com grupo de mobilizadores da comunidade para estabelecer plano de ação de mobilização. Os ciclos encerram uma ação transformadora de espaços públicos eleita pelo grupo de mobilização. O próximo ciclo terá início nesta segunda-feira (3), na EMEI ‘Italina de Freitas Ferreira Caruzo’ – CAIC.

“A mobilização objetiva dar visibilidade a iniciativas transformadoras, abrir espaço para a cultura local, dar voz às crianças e jovens e promover o real encontro da comunidade com a escola, desenvolvendo o sentimento de pertencimento e cuidado em relação aos espaços públicos”, acrescenta Gessolo. Para a secretária de Educação e Cultura, Débora Raquel da Costa Milani, o PVE entende que todo cidadão tem direito à educação de qualidade e assegurar esse direito é um compromisso de todos – família, escola, governo, empresa e comunidade. “A ideia é fazer com que comunidade e famílias ajudem crianças e jovens a ver a educação como um bem crucial para o desenvolvimento integral, e que a escola faça parte do dia a dia, como um valor familiar e da comunidade”, detalha.