Publicidade

Prefeitura firma parceria com IFSP no processo educacional

Representantes do Poder Publico e Diretor do Instituto Federal se reunirem para viabilização de parceriasObjetivo é oferecer capacitação profissional com vistas ao mercado de trabalho

Na última semana, uma reunião foi realizada entre representantes da Prefeitura de Matão e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) acerca de uma possível parceria para a educação continuada.

O objetivo é tornar possível maior cooperação entre as instituições e intercâmbio pedagógico, científico e tecnológico. Estiveram reunidos na ocasião a secretária de Educação e Cultura, Débora Milani, o assessor de projetos educacionais, Kleber Mauricio Gêssolo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Hudson Martins, os diretores de Políticas de Desenvolvimento, Rafael José do Nascimento, de Trabalho, Emprego e Renda, Marcos Pavarina, de Saneamento e Recursos Hídricos, Carlos Cadiolli, além de Rosangela Colombari, representante da Secretaria de Meio Ambiente, e do diretor geral do IFSP Matão, professor Dr. Christiann Davis Tota.

Os alinhamentos de trabalhos propostos por meio de protocolo de intenções assinados entre as partes visam que o IFSP disponibilize curso de libras para servidores municipais (vagas limitadas). Posteriormente, outros cursos de capacitação profissional podem ser oferecidos para atender tanto servidores municipais quanto os demais representantes da sociedade civil, com foco na qualificação para entrar no mercado de trabalho.

Segundo Débora, novas reuniões serão realizadas para a concretização da parceria, sendo que a próxima está marcada para agosto. “O IFSP, por intermédio do diretor Christiann Tosta, poderá auxiliar no alcance de muitas metas, já que a educação dos munícipes e servidores públicos possui grande valor, sendo uma marca da nova gestão e pensamento do prefeito Esquetini. Para isso, acreditamos na importância da expansão das atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento, formação e qualificação de recursos humanos”, afirma.

Christiann Davis Tota destaca que outras propostas de cursos serão avaliadas, como o projeto para coleta de óleo e produção de biodiesel, formação continuada de engenharia em alimentos, de manipulação de alimentos, entre outros. “Queremos ainda disponibilizar capacitação tecnoindustrial com boas práticas de controle de qualidade na linha de produção, sendo estendido as demais empresas locais”, relata.

Durante a reunião, os envolvidos salientaram a importância em verificar a demanda do município para ofertar cursos que atendam às necessidades do empreendedorismo local, uma vez que Matão detém empresas voltadas para o polo agrícola. Existe ainda a possibilidade de se abrirem novas frentes que venham ao encontro de cursos como educação agroecológica com foco na sustentabilidade, empoderamento da mulher (direcionados para indústria e assentamento), incubadora de empreendedorismo solidário conhecido como Economia Solidária. “Nesse contexto, também é possível abrirmos frentes para a horta comunitária, entre outras atividades que fomentem o negócio em nossa cidade, pois assim teremos qualificação de mão de obra e empregabilidade”, frisa Hudson Martins.

Marcos Pavarina, diretor da Divisão de Trabalho, Emprego e Renda explicou que a proposta alinhada com os empresários poderá ser denominada como “Innovation Day”, que consiste em levar empresas a conhecerem o portfólio de cursos do IFSP e tornarem possível a pesquisa acadêmica, assim como o conhecimento voltado para as empresas e ao mercado de trabalho. “O modelo de trabalho mudou, ou seja, o profissional precisa de capacitação. Na atualidade é preciso duas frentes, o intrínseco e o conhecimento nato, mas buscando sempre o crescimento intelectual. Mediante essa parceria entre Executivo, Instituto Federal e iniciativa privada, teremos inovação e qualificação para gerarmos o desenvolvimento econômico que precisamos”, ressalta.

Secretarios Municipais -Assessores de Projetos e Diretor do IFSP se reunirem para alinharem parcerias educativas 

Pesquise no Site