Racismo é tema de debate no CAT-SESI

Cucão fala aos alunos sob racismoParceria entre Departamento de Cultura e CAT SESI ‘Azor Silveira Leite’ reuniu alunos do 8º ano

A Prefeitura de Matão, por meio do Departamento de Cultura, realizou uma palestra contra o racismo no CAT-SESI ‘Azor Silveira Leite’, no Jardim Paraíso, na quarta-feira (9). A ação foi solicitada por alunos do 8º ano e todos os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a história do negro com o diretor de Difusão Cultural, João Bento (Cucão).

No transcorrer da palestra, foram discutidos assuntos como discriminação, preconceito, escravidão, conquistas e oportunidades para os negros. Cucão também mostrou objetos que fizeram parte da história do negro e contou suas experiências, destacando o racismo como o preconceito e discriminação com base em percepções sociais acerca das diferenças biológicas entre os povos. “Muitas vezes, ele toma a forma de ações sociais, práticas ou crenças, ou sistemas políticos que consideram que diferentes raças devem ser classificadas como inerentemente superiores ou inferiores. Essa classificação se baseia em características, habilidades ou qualidades comuns herdadas”, explica.

Cucão salienta ainda que o encontro com os jovens estudantes foi extremamente positivo e despertou o interesse dos alunos. “Alguns consideram que qualquer suposição de que o comportamento de uma pessoa está ligado à sua categorização racial é racista, não importando se a ação é intencionalmente prejudicial ou pejorativa, porque estereótipos necessariamente subordinam a identidade individual a identidade de grupo. Na sociologia e psicologia, algumas definições incluem apenas as formas conscientemente malignas de discriminação”, finaliza.