Rua Itápolis no lago será liberada a partir deste final de semana

IMG 2206Após reuniões na promotoria de Justiça de Matão, foi decidida a liberação a partir deste sábado (19) e domingo (20) em caráter experimental

Desde o mês de junho, representantes do Ministério Público, Prefeitura de Matão, setores jurídicos e de segurança pública, realizam reuniões para buscar soluções no que diz respeito aos problemas registrados da Av. Padre Nelson e Rua Itápolis. Alguns impasses estavam relacionados ao estacionamento ao lado da praça Alfredo de Paiva Garcia, bem como o tráfico de drogas no Parque Ecológico, som automotivo em volume elevado, prostituição e consumo de bebida alcoólica por jovens e adolescentes.

Diante da grave situação, o local teve o trânsito de veículos restringido em cumprimento às determinações do Ministério Público, além da permanência da Guarda Municipal e Polícia Militar. Na primeira reunião, lavrou-se uma ata com todas as medidas que deveriam ser tomadas ao longo de 90 dias, visando melhorar as condições para o passeio público no local. Além das providências que impactaram diretamente a circulação de veículos no entorno do Parque Ecológico, a segurança foi intensificada nos finais de semana e também foi providenciada a troca das lâmpadas da praça, assim como estudos de futuro projeto do Executivo para revitalização dos espaços destinados aos estabelecimentos comerciais e a inclusão de um palco permanente no local.

As medidas surtiram efeito imediato. Porém, com a redução de trânsito e de pessoas, os comerciantes da Rua Itápolis se mostraram prejudicados e procuraram a promotoria de justiça de Matão na sexta-feira (11), momento em que expuseram a situação do comércio e pediram a reabertura da Rua Itápolis, em frente ao lago do Parque Ecológico. Diante deste pedido, antecipou-se a segunda reunião que estava agendada para setembro.

Estiveram presentes na reunião o promotor de justiça, Cleber Defina, os secretários de governo, Ivan Serigato Jr., de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Marcos Roberto Nascimento (Markinho), e de Obras, Carlos Hasselaar, além do chefe da Guarda Municipal, Ezequiel Félix Ferreira (Sombra), do diretor de Trânsito, Wenderson Barbosa, do tenente Fábio Luiz Magalhães Moreira e do subtenente Jorge José de Souza Aranha da Polícia Militar, da advogada Gisela Tortorello, e do delegado da Polícia Civil, Marlos Marcuso.

Os resultados foram expostos e deliberados, considerando-se os prós e os contras das medidas adotadas. Por unanimidade, foi enfatizada a redução acentuada da criminalidade na região e das ações de vandalismo, além de toda sujeira que era antes vista no local. Depois de analisar os acertos, erros e ganhos com as medidas adotadas na primeira reunião, os representantes do poder público, jurídico e de segurança, decidiram fazer a liberação, em caráter experimental, da Rua Itápolis a partir deste final de semana, mas com mudança para mão única no sentido (Centro/Santa Cruz). Será permitido estacionamento em 45º graus apenas do lado direito, em frente ao lago e Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo.

Outra mudança acontecerá nos locais onde a Guarda Municipal e a Polícia Militar posicionam suas viaturas, sendo que, a partir de agora, isso ocorrerá no cruzamento da Av. Padre Nelson com a Rua Itápolis e cruzamento da Av. Santa Cruz com a Rua Itápolis. Também está nos planos a instalação das câmeras de monitoramento e melhoria das condições dos trailers com intensificação da fiscalização pela Vigilância Sanitária.

O objetivo de todas as medidas adotadas é manter a ordem e segurança na região para que as famílias voltem a frequentar o espaço. O horário de funcionamento do comércio na região foi alterado. Às sextas-feiras e sábados, ficarão abertos até 2h da madrugada e aos domingos até 0h. O estacionamento em 45º graus da Av. Padre Nelson, ao lado da praça Alfredo de Paiva Garcia, continuará fechado nos finais de semana à noite e no domingo à tarde. A discussão tem se desenvolvido com as secretarias municipais, agentes de segurança pública, Ministério Público e comerciantes, visando à melhoria das condições do local para conservação do espaço público e do uso correto deste espaço.

IMG 2206