Publicidade

Oficina fotográfica: Aprendizagem da conservação de imagens

Alunas atentas nas orientações de Gustavo Francisco na oficina de fotografiaMulheres buscam especialização para ingressarem no mercado de trabalho

O professor Gustavo Francisco coordena a Oficina de Fotografia, que está sendo oferecidas pelo Departamento de Cultura dentro do programa de Descentralização da Cultura. As aulas são oferecidas às segundas e quintas-feiras, das 15h às 17h, e as terças e sextas-feiras, das 9h às 11h, na Casa da Cultura.

No plano de ensino, constam disciplinas que tratam da história da fotografia, áreas de atuação do profissional e também noções sobre equipamentos como lentes, flashes, filtros, dentre outros acessórios. Para as aulas práticas são trabalhados conceitos de angulação, enquadramento, luz e sombra, formas de edição e também passeios fotográficos com objetivo de ambientar o aluno em diversas áreas passiveis de serem objeto de fotografia, como, por exemplo, paisagens, próprios públicos, e arquitetura, perspectivas, dentre outros espaços.

De acordo com Gustavo Francisco, 25 pessoas integram atualmente o grupo que tem aulas na oficina. Desse montante, 85% são mulheres. “Alguns interessados procuram o curso por hobby e outros com interesse profissional. Além de conhecimento sobre produção visual, a oficina de fotografia é também uma medida de integração social, compartilhamento de experiências e informações, bem como convivência em grupo”.

O diretor do Departamento de Cultura, Júlio Ribeiro, comenta que a valorização dos profissionais da cidade começa com o apoio do Poder Público, o que pode ser confirmado por meio do bom trabalho desenvolvido pelo fotógrafo Gustavo Francisco. “O Gustavo não é somente um excelente profissional, mas também pessoa muito carismática e entusiasmada, ministrando aulas com conhecimento prático da fotografia e com o propósito de revelar novos fotógrafos para a cidade”.

Mostra documental de fotografia

O professor Gustavo Francisco traz para Casa da Cultura, no período de 23 a 26 de outubro, a mostra ‘Expressões Urbanas’, um relato fotográfico realizado em Rosário, Argentina, no mês de setembro deste ano. O conjunto da obra reúne 23 fotos em preto e branco, no tamanho 30x50cm e estampa expressões artísticas de rua.

Segundo Gustavo, também acontecerá uma roda de discussões sobre o contexto fotográfico na próxima segunda-feira (23). A mostra também estará disponível para visitação no espaço cultual alternativo Day-by-Day a partir do dia 27 de outubro e permanecerá até o dia 27 de novembro em horário comercial.

Alunas atentas nas orientações de Gustavo Francisco na oficina de fotografia 

Pesquise no Site