Publicidade

Chico Dumont reitera pedido de doação do prédio da Estação Ferroviária

 MG 4077 1Na semana passada o prefeito Chico Dumont esteve em São Paulo para reiterar o pedido de doação do prédio e das áreas do entorno da Estação Ferroviária de Matão.

Em reunião com a Superintendente do Patrimônio da União em São Paulo, Ana Lucia dos Anjos, o prefeito reafirmou o desejo do município em revitalizar a área e instalar um Centro Histórico e Cultural no prédio da antiga estação. A discussão em torno do assunto foi iniciada há vários anos.

Ocorre que o imóvel está sob a responsabilidade da inventariança da extinta Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e o processo de transferência para o patrimônio da União ainda está em andamento.

Quando esta etapa estiver concluída, o imóvel ficará sob a coordenação da Secretaria do Patrimônio da União, vinculada ao Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, órgão que poderá fazer a doação aos municípios. “O ex-prefeito Adauto já tratou disso exaustivamente durante seus dois mandatos e agora estamos dando continuidade porque temos o maior interesse em transformar esta área em um espaço cultural para a população de Matão.

Por isso, estamos insistindo bastante para que esse processo seja agilizado e já que o Governo Federal estuda vários projetos para estas áreas, mais uma vez reiteramos que a Prefeitura de Matão tem interesse em utilizar o imóvel para projetos locais. Saímos da reunião bastante otimistas de que essa questão será resolvida em breve, pois fomos muito bem recebidos pela superintendente Ana Lúcia, a quem entregamos uma vasta documentação, inclusive com projetos do que pretendemos implantar no local”, citou o prefeito Chico Dumont.

A ideia é transformar o local em Centro Histórico e Cultural do município, preservando inclusive as características originais. “Temos inclusive um projeto para isso, mas dependemos da doação ou liberação de uso do imóvel, antes disso, não podemos fazer nada. Além dos prédios, estamos pleiteando também as áreas do entorno para que possamos implantar um projeto de revitalização e urbanização.

Assim que a questão burocrática estiver concluída e tivermos a posse do imóvel vamos fazer uma ampla discussão com todos os amantes da Estação Ferroviária e com a população em geral”, ressalta o prefeito.  

Pesquise no Site

Publicidade