Águas de Matão estimula doação de sangue em comemoração ao Dia do Voluntariado

sangue-doacaoPara celebrar o Dia Nacional do Voluntariado (lembrado em 28 de agosto), a Águas de Matão definiu uma ação extremamente importante para salvar vidas.

Entre os dias 28 e 31 de agosto, levará os seus profissionais à Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto para doação de sangue, além de incentivar a doação junto à população. A cidade de Matão é atendida pelo Hemocentro de Ribeirão Preto.

A campanha de doação de sangue foi lançada internamente na concessionária no início do mês e está sendo organizada pela área de Responsabilidade Social da empresa. Os profissionais que integram o EHS (Health, Safety and Environment – Saúde, Segurança e Meio Ambiente), por meio do Programa Interage, da Aegea Saneamento, estão sensibilizando e motivando os colegas de trabalho a se voluntariarem nessa causa.

O matonense que deseja participar da campanha, mas não tem condições de ir até Ribeirão Preto, não precisa desistir de ser doador. No dia 29 de setembro, o Hemocentro estará com um posto de coleta no Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior. Neste dia, as doações poderão ser feitas das 7 às 12 horas, mas somente com agendamento prévio. Serão atendidos até 150 pessoas. O agendamento pode ser feito pelo 0800 979 6049.

Segundo Miriam Mendes Castanheira, gerente de Comunicação Social do Hemocentro, a instituição trabalha diariamente captando doadores para atender uma região com mais de quatro milhões de habitantes. Desde agosto de 2017, o Hemocentro ficou responsável pelo abastecimento de Matão, Olímpia, Bebedouro, Ribeirão Preto, Batatais, Franca, Presidente Prudente, Araçatuba, Jales, Fernandópolis e Taubaté. ¨Nosso objetivo é conscientizar o cidadão da responsabilidade de doar como um ato cívico, buscando o entendimento de que os estoques de sangue mantidos regularmente são a garantia de vida para quem precisar numa hora de infortúnio”, reforça Castanheira.

Salvar vidas

A campanha pretende motivar a conscientização entre os colaboradores, a fim de auxiliar o abastecimento do Hemonúcleo de Ribeirão Preto.  Ao realizar uma doação de sangue, o voluntário ajuda, pelo menos, três pacientes.

O sangue coletado é processado dentro de rigorosos critérios técnicos, separado em componentes e examinado em modernos laboratórios. Em seguida, o conteúdo é distribuído gratuitamente aos hospitais públicos e filantrópicos da área de abrangência do Hemonúcleo, proporcionando segurança e tranquilidade à população.

Miriam Castanheira enfatiza que a doação de sangue deve ser encarada como um compromisso social, tornando-se um hábito. “As ações voltadas para estimular as doações de sangue devem ser realizadas sempre em direção a essa meta, visualizando este ato como uma rotina”, convida a assistente social.

Para ser um Doador:

Não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar três horas

Pesar, no mínimo, 55 quilos

Estar descansado

Não fumar até duas horas antes e duas horas depois da doação

Maiores de 60 anos, se a doação for pela primeira vez, obrigatoriamente, o doador deverá estar acompanhado.

Ter entre 18 e 69 anos; serão aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 (dezesseis) e 17 (dezessete) anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal, para cada doação.

Não pode doar sangue a pessoa que:

Estiver com gripe, resfriado ou infecção acompanhado de febre

For portadora de sífilis (cancro), malária (maleita) ou doença de Chagas

For alcoolista crônico, ou tenha ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas (prazos inferiores e consumo de pequenas quantidades, devem ser avaliados pelo profissional da triagem)

Tiver sido exposto a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis

Tenha contraído Hepatite após os 11 anos de idade

Tenha realizado endoscopia há menos de seis meses

Estiver grávida, em período de até três meses, pós-parto ou se estiver amamentando

Importante: Para doação é obrigatória a apresentação de documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial, preferencialmente o RG ou CNH, e a informação do endereço completo, inclusive o CEP.