Publicidade

Abusos e contravenções na Padre Nelson serão alvos de fiscalização

IMG 5873Em virtude de delitos e uso indevido do passeio público, região do Parque Ecológico terá trailer de fiscalização e atuação conjunta das autoridades

O Ministério Público, em parceria com as polícias Civil e Militar, Guarda Municipal e Prefeitura de Matão, realizou na segunda-feira (19) uma reunião para organizar um plano de ações conjunto tendo em vista a utilização adequada do passeio público da Av. Padre Nelson, Rua Itápolis e entorno do Parque Ecológico. As decisões da reunião promovida pelo MP foram colegiadas e serão levadas a cabo em resposta às inúmeras reclamações de moradores e frequentadores do local.

A partir da reunião, caso um reclamante questione sobre algum problema ou adequação realizada, o poder público terá o documento que mostra o veredito feito pelos órgãos. Dentre as decisões acertadas entre as autoridades está a utilização de um trailer para fiscalização da Guarda Municipal no local.

Na primeira etapa desta implantação, a Prefeitura utilizará uma unidade móvel (trailer) da Guarda Municipal, que durante muito tempo ficou estacionada no pátio do Executivo. A unidade foi personalizada e identificada para destacar sua função, e será colocada na esquina entre a Av. Padre Nelson e a Rua Itápolis, região onde é registrado o maior movimento de pessoas e veículos. Além do trailer, o local também terá a presença de dois guardas municipais, sendo que um permanecerá na base e outro fará a ronda. Simultaneamente, dois ou três policiais militares também atuarão no local e ainda um policial civil a paisana.

Segundo o secretário de Governo, Ivan Serigato Jr., o Executivo busca organizar o local para que o mesmo seja utilizado com responsabilidade, em atendimento às demandas públicas. “O que atrapalha o desenvolvimento do lugar é o uso indevido, com tráfico de drogas e prostituição. Isso precisa ser inibido, assim como o som alto dos veículos, que atrapalha principalmente os moradores da região. A Guarda Municipal ainda ficará responsável pela fiscalização, podendo autuar aqueles que estiverem utilizando o som de forma errada”, afirma.

Em uma segunda etapa, será instalada uma câmera em posição elevada, com giro em 360º graus para captação de imagens ampliadas de toda área da Av. Padre Nelson. A Prefeitura pretende instalar a câmera no espaço com maior aglomeração, de maneira que o equipamento fique próximo ao trailer da Guarda. O dispositivo servirá como apoio ao trabalho realizado pelo patrulhamento humano.

O terceiro momento, depois de concluídas as fases anteriores, incluirá estudos de um local apropriado para oferecer opção às pessoas que querem utilizar o som automotivo, inclusive para competições, em local que não oferecerá problema com som alto. “Estamos desenvolvendo um projeto para poder viabilizar e colocar em prática o quanto antes este espaço de uso regularizado de som. Isso permitirá uma nova formatação para lazer e entretenimento nos arredores do conjunto poliesportivo ‘Laert José Tarallo Mendes’. A ideia é que seja um espaço para uso familiar, com opções diferenciadas”, relata Ivan.

Ainda de acordo com o secretário, há um núcleo investidor com planejamento para investimentos neste local e a proposta inclui opções como pista de kart e um auditório. “Este projeto está bem adiantado, estamos avançando e procurando pautar todas as decisões em uma regulamentação verídica e concreta, para que nosso governo não tenha problemas futuros”, finaliza.

 

Pesquise no Site