Publicidade

Unidade Móvel do Hospital do Câncer de Barretos estará em São Lourenço do Turvo

175193 23647 17943A unidade móvel de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos estará em São Lourenço do Turvo, na terça-feira (10/03).

No local serão disponibilizados gratuitamente exames preventivos de câncer de pele, de colo do útero e de próstata. O atendimento será a partir das 8h00, e a unidade será instalada defronte ao salão paroquial.

As interessadas em fazer o exame de prevenção do câncer de colo do útero, deverão comparecer antecipadamente nos Postos de Saúde ou em uma das unidades do Programa Saúde da Família, munidas de um documento pessoal, comprovante de endereço e do cartão SUS para o agendamento prévio. As vagas para as consultas são limitadas. Já os pacientes que farão os exames de câncer de pele e de próstata, foram encaminhados pelas Unidades de Saúde do Município.

175193 23647 17943 1As unidades móveis realizam o rastreamento do colo de útero, próstata e câncer de pele através de exames preventivos na população. No caso do câncer de pele, além dos exames, os pacientes podem ser tratados na própria unidade móvel, equipada com um centro cirúrgico completo para a realização de cirurgias ambulatoriais.

Casos positivos serão encaminhados para continuidade do tratamento no Hospital do Câncer de Barretos (SP). “Esta é mais uma grande e importante parceria deste conceituado Hospital que presta um excelente serviço e acolhe pessoas de todo o Brasil, inclusive nossos pacientes. ”, afirmou a Secretária da Saúde, Mara Capparelli.

Para poder atuar de maneira eficiente e especializada, as unidades móveis de prevenção realizam diferentes tipos de exames e vão a diferentes localidades do país.

“Lembrando que os atendimentos de exames de câncer de pele e de próstata, serão prestados para pessoas que já foram consultadas pelos nossos profissionais e receberam o encaminhamento para ser atendido na unidade móvel. Mulheres que tiverem o interesse em fazer o exame de papanicolau, deverão fazer seu cadastro antecipadamente em uma das nossas Unidades de Saúde. Não será consultada quem não fizer o cadastro”, disse a Secretária.

Esta é uma parceria da Prefeitura de Matão, Hospital do Câncer de Barretos e Amigos da Festa de Leilão de Gados, de São Lourenço do Turvo.

Câncer de Colo de Útero

Além de efetuar o controle de qualidade em mais de 120 municípios do estado de São Paulo, apenas no ano de 2010, foram 85.237 exames de papanicolaou para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.

Câncer de Próstata

O departamento de prevenção possui uma unidade móvel, que percorre seis estados do Brasil realizando exames de toque retal e sangue (PSA) para a detecção precoce do câncer de próstata. O rastreamento é realizado desde 2004 e 25.478 homens foram examinados. Entre os casos de câncer diagnosticados em na unidade móvel, 75% deles encontra-se em estádios iniciais, possibilitando que este paciente seja curado do câncer de próstata em razão do diagnóstico precoce.

Câncer de Pele

O hospital possui desde 2001, uma unidade móvel com um centro cirúrgico completo, onde após passar por uma triagem o paciente pode ser submetido a uma pequena cirurgia na própria unidade. Em mais de 92% dos casos, a equipe do Hospital de Câncer de Barretos consegue realizar o procedimento cirúrgico de remoção do tumor sem que o paciente tenha que se deslocar da sua cidade. Somente nesta unidade móvel são diagnosticados mais de 500 casos de câncer de pele por ano.  

Pesquise no Site