Publicidade

Caminhada encerra Semana de Prevenção ao AVC

IMG 8043Mesmo com frio, participantes percorreram percurso de 5km.

No último domingo, 1º, o Parque Ecológico recebeu os participantes da 1ª Caminhada de Prevenção ao AVC. O evento, realizado pelo Hospital 'Carlos Fernando Malzoni' e Centro Neurológico de Pesquisa e Reabilitação (CeNP-Reab), teve apoio da Associação Comercial e Empresarial de Matão, OAB Matão, Etec Sylvio de Mattos Carvalho e Sesi. De acordo com a orgnaização da caminhada, em torno de 200 pessoas percorram o percurso de cinco quilômetros, sinalizado pelo Departamento Municipal de Trânsito e acompanhado pela Guarda Municipal e Polícia Militar.

“Foi um prazer receber as pessoas que acordaram no domingo de manhã para acompanhar a caminhada”, celebra o Diretor Técnico do Hospital, Dr. César Minelli. Encerramento do ciclo de palestras da Semana de Prevenção ao AVC, a caminhada buscou incentivar na população a necessidade da prática de exercícios físicos. “A melhor forma de combater qualquer doença é prevenindo, por isso acredito que trazê-los aqui já é o começo de uma conscientização”, explica Minelli, que ainda completa. “É sempre importante destacar os hábitos para uma vida saudável, a realização de exames periódicos e o controle da pressão arterial. A hipertensão é uma doença silenciosa e que pode culminar em um derrame”, diz.

Promovendo a saúde, a caminhada será realizada todo ano, entrando para o calendário anual de eventos da cidade. “A Semana do AVC foi idealizada por um projeto de lei do vereador Dr. Luis Cerqueira e já era realizada na Câmara Municipal há alguns anos. Agora, nossa ideia é realizar anualmente um ciclo de palestras esclarecendo cada vez mais sobre o acidente vascular cerebral. O encerramento da semana será a caminhada”, comenta o neurologista.

A animação durante o trajeto ficou por conta de professores do Sesi, que não deixaram os participantes esfriarem. “Depois do aquecimento os ânimos se afloram e o pessoal conseguiu acompanhar toda a caminhada sem cansar. O incentivo a saúde é essencial para a prevenção de doenças”, explica o coordenador de qualidade de vida do Sesi, Luiz Carlos Paschoalino Junior.

Ao final do evento, o público presente pode participar de um sorteio de diversos brindes, entre eles: sete bicicletas doadas por empresários da cidade, camisetas, entre outros. “Todos os brindes foram doados por parceiros do Hospital. Realizar um evento como esse é incentivar a saúde e a prática de atitudes saudáveis no nosso dia a dia. A participação da população é essencial para o sucesso do evento e, principalmente, para multiplicar as informações que foram passadas durante toda a semana”, conclui a administradora hospitalar, Denise Minelli.

Fonte: Hospital 'Carlos Fernando Malzoni' | Foto: Hospital 'Carlos Fernando Malzoni'

 

Pesquise no Site