Publicidade

Funcionários dos ESFs e SAMU são treinados pelo Hospital de Matão

IMG 1529Treinamentos são realizados para alinhamento das equipes com padrões hospitalares

Após assumir a gestão de todos os ESFs e do SAMU, o Hospital 'Carlos Fernando Malzoni' vem aproximando os novos funcionários do trabalho já realizado dentro da instituição. Há duas semanas, os antigos e novos integrantes das equipes de apoio a saúde básica, tem sido treinados por profissionais especializados em técnicas de segurança no ambiente de trabalho, além de enfermeiras e profissionais da gestão de hotelaria. “Dessa forma, pretendemos nos alinhar e deixá-los capacitados a exercer cada função da melhor forma possível, remetendo a qualidade de atendimento que já disponibilizamos no Hospital. Esses treinamentos também fazem parte do convênio entre o Executivo e a instituição”, explica a administradora hospitalar, Denise Minelli.

Na última quarta-feira, 08, profissionais da enfermagem e serviço de higienização e limpeza, participaram de mais uma etapa destes treinamentos. Acompanhados pela enfermeira do trabalho, Nanci Gorla, os profissionais puderam ter contato com as técnicas e condutas adotadas na instituição para higienização de ambientes hospitalares. “Neste momento com eles, pudemos esclarecer dúvidas sobre os cuidados com a limpeza dos locais de atendimento ao usuários e, principalmente, as técnicas para segurança do funcionários no manejo com objetos perfurocortantes”, aponta a enfermeira que, acompanhada da técnica de segurança do trabalho, Larissa dos Reis, pode demonstrar a utilização correta dos equipamentos de proteção individual (EPI).

Na ocasião, também estiveram presentes a gerente de Hotelaria e encarregada do Serviço de Higienização e Limpeza, Leile Caruzo e Márcia Ubida respectivamente. “É importante esclarecermos que certas condutas precisam estar alinhadas as do hospital, para própria proteção do colaborador e, também, para um melhor atendimento ao paciente e usuários”, afirma Leile.

Convênio foi assinado entre Prefeitura e Hospital para gestão das unidades

Na última semana, representantes da Diretoria Executiva e administração do Hospital 'Carlos Fernando Malzoni' estiveram presentes na assinatura do convênio entre a Prefeitura e a instituição. O documento oficializa o Hospital como novo gestor do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e do Programa de Estratégia Saúde da Família (PSF). Na ocasião, o novo convênio foi celebrado por integrantes da nova administração municipal. “É um momento de mudanças e passar esses serviços para a gestão do Hospital é confiar no trabalho de excelência que a instituição vem exercendo na cidade há tantos anos”, afirma o prefeito Edinardo Esquetini.

Junto ao secretário de Saúde, Dr. João Guimarães, ao vice-prefeito Moacir Matturro, ao vereador e Diretor Clínico Dr. Luiz Cerqueira, e ao Presidente da Câmara Valter Luiz Trevizaneli, estavam presentes na mesa o Presidente da Diretoria Executiva do Hospital, José Reynaldo Trevizaneli, o secretário da Diretoria Executiva, Dr. Paulo Bernardi e a administradora hospitalar, Denise Minelli. “Esse convênio irá vigorar por um ano e poderá ser prorrogado. Acredito que esse momento seja um momento de adaptação ente o Hospital e a Prefeitura. Nós estamos assumindo uma base de 17 equipes entre PSFs e SAMU, um montante de mais de 100 funcionários, que serão contratados pela instituição”, explica José Reynaldo Trevizaneli.

Neste contrato, caberá ao Hospital contratar, remunerar e equipar os funcionários, além de serviços como como lavagem das ambulâncias, manutenção dos uniformes e medicamentos. “Foi estipulado um teto quando em negociações, dessa forma, receberemos da Prefeitura somente o valor gasto mensalmente na prestação desses serviços. Nossa expectativa é que haja uma economia para Executivo”, contextualiza o secretário executivo, Paulo Bernardi. De acordo com a administradora hospitalar, Denise Minelli, os colaboradores que atuarão nos serviços já foram contratados. “Em torno de 90% dos trabalhadores eram contratados do Gepron, como eles estão em processo de demissão, com aviso prévio, estima-se que as contratações em breve estarão concluídas ”, aponta Denise, que ainda completa, “a sede do SAMU será transferida para uma área do Hospital, um local da instituição, o que evitará mais gastos com aluguel e um espaço apropriado para a lavagem das ambulâncias e mais disposições exigidas pelo Ministério do Trabalho”, finaliza.  

Pesquise no Site