Laboratório do Hospital adquire aparelho que enxerga veias através da pele

IMG 7502Aparelho já está em uso no serviço e facilita coleta de exames

O problema é normal e recorrente em todos os locais que realizam coleta de sangue. Nem sempre é fácil “achar a veia” do paciente por meio do toque, o que muitas vezes pede mais de uma perfuração, gerando incômodo e transtorno.

Por isso, o Laboratório do Hospital 'Carlos Fernando Malzoni', adquiriu recentemente um aparelho que promete acabar com esse tipo de sofrimento. Trata-se de um localizador de veias, o venoscópio, um instrumento auxiliar que permite que as veia sejam enxergadas à distância sem qualquer dificuldade. “O VeinViewer projeta uma imagem em cima da pela do paciente, uma espécie de luz intravermelha que é absorvida pelo sangue e refletida nos tecidos adjacentes”, explica o responsável pelo Labotarório de Bioanálise, Orlando Cicogna.

O aparelho já está sendo utilizado em pacientes que tem veias de difícil localização como idosos e crianças. “Observamos que pessoas sentem receio de saírem com o braço cheio de perfurações, por isso adquirimos o aparelho que vem auxiliando nossos profissionais no dia a dia das coletas”, conta o biomédico.

Para os pacientes internados e também clientes do laboratório que realizam a coleta externa, um aparelho portátil também foi adquirido para solucionar esses tipos de casos. “O aparelho é denominado AccuVein e é facilmente transportada pelos profissionais, o tamanho se assemelha a de um aparelho telefônico sem fio”, ressalta Cicogna.

“Realizar este tipo de procedimento pode ser desafiador até mesmo aos profissionais mais experientes. E, com o aparelho, fica fácil localizar a veia abaixo da pele, de modo que não só aumenta a eficácia dos procedimentos que requerem acesso venoso, mas também garante maior segurança durante as coletas de sangue e infusões”, conclui o biomédico.

Fonte: Hospital 'Carlos Fernando Malzoni' | Foto: Hospital 'Carlos Frnando Malzoni'

IMG 7502

veinviewer4