Secretaria de Saúde realiza ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação

timMobilização acontecerá no sábado (12) em Unidades Básicas de Saúde e ESFs

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Saúde, promove o ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação contra a gripe neste sábado (12). 

Em Matão, a ação acontece das 8h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já em Silvânia e São Lourenço do Turvo, a vacinação será nas unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF).

O principal objetivo é reduzir as hospitalizações e a ocorrência de mortes relacionadas à influenza. A campanha vai até o dia 1º de junho e pretende vacinar 90% dos grupos prioritários.

Idosos, crianças de 6 meses até menores que 5 anos, trabalhadores da Saúde, puérperas, gestantes, professores da rede pública e privada devem apresentar a caderneta de vacinação para anexar o comprovante da vacina.

Também devem procurar os locais de vacinação os grupos com doenças crônicas, pessoas diabéticas, hipertensas, que, para tomar a dose, precisam apresentar a receita do pedido do médico ou do medicamento que já faz uso.

Vale ressaltar que não há muitas contraindicações em tomar a vacina da gripe. A proibição é apenas para quem tem alergia e não pode consumir ovo de galinha, considerada uma condição rara. Isso se deve ao fato de os antígenos que são colocados no imunizante serem cultivados dentro da casca, utilizando a gema e a clara para se replicarem durante o processo de fabricação.

A vacina permite a proteção contra os vírus A(H1N1), H3N2 e influenza B. Como os vírus são mutantes, a composição da vacina é feita somente depois da indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as cepas (variações dos vírus) que circularam com mais frequência nos últimos meses na região.

tim