Publicidade

Prefeitura promoverá encontro sobre a Campanha Nacional de Combate ao HPV

20130510 inca1A partir deste ano a vacina que previne contra o câncer de colo de útero passa a ser incorporada no calendário de vacinação para meninas de 11 a 13 anos.

A Campanha Nacional de combate ao HPV começa no dia 10 de março, e se estenderá até o dia 10 de abril. A Prefeitura de Matão realizará a Campanha no município, através de um trabalho conjunto entre a Secretaria da Saúde e a Secretaria de Educação e Cultura. Na próxima terça-feira (18/02), uma reunião com representantes das escolas de Matão acontecerá no auditório da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo.

No evento serão discutidas as estratégias para a realização da campanha no município que tem como meta vacinar 80% do público alvo. Será feito um cadastro com nome, endereço e telefone das meninas imunizadas, para que o Ministério da Saúde tenha controle de que todas as doses serão aplicadas. A vacina será aplicada com autorização dos pais ou responsáveis.

Ela tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A vacina contra HPV que será distribuída no SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no país.

É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama. No próximo ano a vacina será oferecida também para meninas com idade entre 9 e 11 anos, e em 2016 serão priorizadaa as meninas de 9 anos de idade. Cada uma deverá receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em seis meses , e a terceira, no intervalo de 5 anos.

Pesquise no Site

Publicidade