Publicidade

Prefeitura de Matão lança nova campanha de combate à Dengue

IMG 3876A Prefeitura de Matão lança nesta sexta-feira (27/11), às 11h00, a campanha de combate à dengue 2016 com o título “Dengue: se pegar, tem que falar”.

O evento de lançamento será na Academia da Saúde, no Parque Ecológico, e contará com a presença dos profissionais de saúde e todos que quiserem participar.

A Secretária Municipal da Saúde, Mara Capparelli, revela que o objetivo da campanha é conscientizar a população não só para a prevenção da doença e a eliminação dos criadouros, mas também, deixar claro a importância de fazer a notificação dos casos ao Controle de Vetores. Para tanto, será disponibilizado na Divisão de Controle de Vetores um telefone específico para receber as comunicações, que é o 3384-8865.

Mesmo quem foi atendido em consultório médico, particular ou de convênio, e foi diagnosticado com a doença deve fazer a notificação para que os agentes possam ir ao bairro e fazer o chamado “bloqueio”, que é a procura e a eliminação dos criadouros do mosquito em um raio de pelo menos 100 metros da residência afetada, evitando que outras pessoas peguem a doença. “É comum pessoas que procuram diretamente os consultórios particulares ou por meio de convênios não comunicarem ao Controle de Vetores ou a unidade de saúde mais próxima ou a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Se o serviço de saúde não sabe com exatidão onde estão os casos, não é possível tomar as providências necessárias. Basta ligar e informar o nome e o endereço que receberá todas as instruções”, explica a secretária.

Para atingir toda a população serão produzidos diversos materiais de divulgação como cartazes, folders, banners, camisetas, peças para rádio, televisão e jornais, além de kits escolares e squeezes personalizados com o tema da campanha. Um dos atrativos para chamar à atenção, principalmente das crianças, será a escolha do nome do mascote campanha. No folder que será distribuído à população há uma área para colorir e votar em uma das cinco opções de nomes sugeridas.

O prefeito Chico Dumont destaca que mesmo sem recursos suficientes (apenas o Governo Federal manda), está possibilitando o incremento desta Campanha junto à várias iniciativas que vem se repitindo há alguns anos, devido aos bons resultados que o município tem ibtido. “Aqui em Matão sempre mantivemos um trabalho permanente de combate à Dengue, e isto que tem nos ajudado a manter um número de casos controlados, diferentemente de outras da nossa região. Enquanto Matão teve 630 casos entre Janeiro a Junho de 2015, algumas cidades bem próximas, registraram mais de 10 mil casos, inclusive com alguns óbitos. OS agentes de controle de vetores continuarão realizando o trabalho de visitas domiciliares, arrastões para eliminação dos criadouros, campanhas em empresas e nas escolas e outras ações, porque o melhor remédio ainda é a prevenção. Uma campanha bem elaborada e com mais atrativos possibilita atingirmos mais pessoas e alcançar com mais eficiência nosso objetivo que é a conscientização da população no combate ao mosquito Aedes e a notificação da suspeita da doença ”, destaca o prefeito Chico Dumont.  

Pesquise no Site