Publicidade

Mutirão inicia campanha “Dengue: se pegar tem que falar”

Lancamento da Campanha da DengueNa sexta-feira (27/11) aconteceu o lançamento da campanha “Dengue: se pegar, tem que falar”. Durante a solenidade realizada na Academia da Saúde, no Parque Ecológico, foram apresentadas as novidades para as ações que já começaram no município.

O evento contou com a participação do Prefeito Chico Dumont, do presidente da Câmara Sandro Trench, da secretária de Saúde Mara Capparelli, das equipes dos departamentos de Controle de Vetores e Vigilância Epidemiológica e outras autoridades.

Um dos atrativos desta edição, será a escolha do nome do Mascote da campanha. No folder que está sendo distribuído à população com informações e dicas de prevenção, há uma área para colorir e votar em uma das cinco opções de nomes sugeridos.

“São iniciativas necessárias, pois sempre há necessidade de inovar e ampliar nossas ações. Nossa cidade tem um trabalho rotineiro de visitas e combate ao mosquito, mesmo assim os números crescem. Matão não está nas estáticas alarmantes como cidades da região, que neste ano notificaram mais de 10 mil casos e algumas, com confirmações de mortes. Mesmo assim, os matonenses precisam ter consciência e colaborar, inclusive notificando os casos confirmados”, salientou a Secretária de Saúde, Mara Capparelli.

Os agentes de controle de vetores continuarão realizando o trabalho de visitas domiciliares, arrastões para eliminação dos criadouros, campanhas em empresas e nas escolas e outras ações

Além do mascote e de mais mutirões, outra novidade implantada nesta Campanha é um telefone específico para receber as comunicações, que é o 3384-8865. Através deste número mesmo quem foi atendido em consultório médico, particular ou de convênio, e foi diagnosticado com a doença, deve fazer a notificação para que os agentes possam ir ao bairro e fazer o chamado “bloqueio”, que é a procura e a eliminação dos criadouros do mosquito em um raio de pelo menos 100 metros da residência afetada, evitando que outras pessoas peguem a doença.

“Não podemos deixar este mosquito vencer nossa batalha, portanto, novamente, a administração municipal está fazendo o possível para que nossa cidade não tenha novas vítimas. Precisamos do apoio da população e tenho a certeza que podemos contar, pois não adianta o empenho das nossas equipes sem o principal agente, que somos nós como cidadãos conscientes e empenhados nesta luta. ”, disse o prefeito Chico Dumont.

Mutirão

No sábado (05/12), a Secretaria de Saúde através das equipes do departamento de Controle de Vetores e Vigilância Sanitária, realizarão o primeiro Mutirão. Servidores Público e voluntário percorrerão alguns bairros da cidade recolhendo materiais propícios para criadouro do mosquito da dengue; pneus, latas, caixa d’água, tanque, tambor, balde, garrafas, entre outros.

A concentração das equipes será em frente à Prefeitura de Matão, a partir das 08h00min, onde caminhões da Prefeitura e da empresa Limpus, que neste ano colabora com a Campanha, seguirão para os bairros com maior quantidade de focos.

Neste primeiro Mutirão, serão priorizados os bairros Jardim do Bosque, Vivelândia, Bela Vista, parte da Vila Cardim, Bairro Alto, Jardim Primavera, Vila Guarani e Jardim Alvorada. Os próximos Mutirões acontecerão nos dias 12 e 19 de Dezembro.

Os materiais que serão descartados pelos moradores, devem ser colocados com antecedência nas calçadas para que as equipes recolham e os levem para os caminhões. “Lembrando não serão recolhidos lixo, entulhos, e móveis, apenas materiais que possam servir de criadouro para o mosquito”, salientou a chefe de seção do Controle de Vetores e Zoonose, Rita de Cássia Rezende da Costa Vieira.

Lancamento da Campanha da Dengue 

Pesquise no Site