Dia Nacional do Combate à Hipertensão Arterial alerta sobre cuidados

imagem hipertensao-1Doença é principal causa de AVC e insuficiência cardíaca.

No dia 26 de Abril é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. O Ministério da Saúde acredita que cerca de 15 milhões de hipertensos desconhecem que sofrem deste mal. Estima-se que 20% da população brasileira adulta seja hipertensa.

De acordo com relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2015 cerca de 10 milhões de mortes ocorreram por doenças crônicas no Brasil. Atualmente, considera-se que a “pressão alta”, como é popularmente conhecida, é a doença cardiovascular mais frequente, especialmente entre idosos. No grupo de risco ainda encontra-se idosos e crianças.

A doença ocorre quando a força que o sangue exerce na parede das artérias aumenta, oferecendo resistência na passagem pelos vasos. Tal alteração é denominada de hipertensão arterial e é identificada quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou superiores a 14 por 9.

Como identificar?

Quando a pressão está acima de 14 por 9, os médicos diagnosticam a hipertensão arterial. Valores entre 12 por 8 e 14 por 9 são chamados de pré-hipertensão, já requerendo cuidados como controle do peso e do estresse e, em muitos casos, uso de medicamentos.

A maioria dos pacientes não apresenta qualquer sintoma ou sinal referente à hipertensão. Dor de cabeça, dor na nuca, enjoos, tonturas e falta de ar podem estar associados à doença, mas não são específicos e podem, por vezes, não aparecer. Em muitos casos, os sintomas surgem quando o estado está mais avançado e já causou danos aos órgãos.

Quais são as consequências da pressão alta?

A pressão alta ataca vasos sanguíneos, coração, rins e cérebro. Recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, os vasos podem ser machucados quando o sangue está circulando com pressão elevada. Tornando-se endurecidos e estreitos com o passar dos anos, podem entupir ou romper.

Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, ocasiona a angina que pode levar a um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao "derrame cerebral" ou AVC. Já nos rins, as alterações na filtração podem levar até a paralisação dos órgãos.

Obesos, pessoas com alimentação rica em sal - responsável pela retenção de líquidos, aumentando ainda mais a pressão -, sedentários, diabéticos e com histórico de hipertensão na família são pacientes do grupo de risco.

Box - Previna-se

• Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.

• Pratique atividades físicas todos os dias. Os melhores exercícios são os aeróbicos, como caminhada, corridas, ciclismo ou natação.

• Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.

• Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.

• Reduza o consumo de álcool.

• Abandone o cigarro. • Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.

• Evite o estresse.

• Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.

Fonte: Hospital 'Carlos Fernando Malzoni' | Foto: Divulgação

imagem hipertensao