Publicidade

Hospital presta homenagem a mães doadoras de leite

suze julia02Ação pretende aumentar número de doações; dia 19 de Maio é celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

Em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, o Hospital 'Carlos Fernando Malzoni' convidou três mães doadoras de leite para participar de uma ação de conscientização. Com o intuito de comover a população da cidade a doar leite para o Posto de Coleta de Leite Humano, as participantes puderam ser fotografadas com as suas filhas em um momento de intimidade e descontração.

As três mães doaram leite em épocas semelhantes e não se conheciam. “Foi um momento de troca de experiências, tanto em relação a amamentação, quanto ao cuidados com as nossas filhas. É muito importante incentivar a doação de leite, é doação de amor”, comenta Suzelene Ricardo, mãe da pequena Julia. “Com certeza foi um dia diferente para mim e a minha filha, um presente que a gente não esperava depois de ter feito essa boa ação. A gente doa sem esperar o retorno, só pensando mesmo em ajudar”, lembra a mãe da Maria, Mayra Lopes, que já está grávida do segundo filho e pretende continuar com a doação.

A técnica de enfermagem, Tatiane Souza Sabadoto, se sentiu no dever de ajudar os bebês que ficam internados na unidade intensiva. “Trabalho no hospital a algum tempo no setor da Pediatria e por isso me informei e quis ajudar os recém-nascidos que ficam internados na UTI. Continuo doando, quando venho trabalhar, trago comigo o meu potinho e deixo no Posto de Coleta”, conta Tatiane, mãe do bebê de um bebê de cinco meses.

“Sempre ensinamos que quanto mais a mãe amamentar, mais leite ela vai produzir”, destaca coordenadora do Posto de Coleta de Leite, Thais Baldan de Camargo, que ainda completa, “amamentação é super importante no desenvolvimento do recém-nascido, por isso incentivarmos a prática e, principalmente a doação. Muitas mães que ficam com os bebês internados na UTI não podem amamentá-los; o leite da doação é destinado a esses casos”, explica a fonoaudióloga.

Posto de Leite realiza coleta externa

Desde 2015, o Hospital disponibiliza a coleta externa, evitando que a doadora tenha que se deslocar de sua residência até a instituição. “Essa iniciativa aumentou o número de doações, mas o fluxo precisa ser intenso, por isso procuramos, sempre que possível, incentivar que a mães nos procurem para doações”, revela Thais. A coordenadora do Posto de Leite disponibiliza uma equipe que faz a retirada do leite doado nas residências. “ É preciso muito cuidado com o armazenamento e transporte do vidro com a doação, por isso a equipe do Posto de Leite reservou um dia na semana para atender as doadoras em domicílio com material específico para o transporte”, esclarece.

As retiradas devem ser agendadas junto as colaboradoras do Posto no Hospital, informando endereço e dados. “A doação é bem simples, o leite deve ser armazenado em um frasco de vidro com tampa plástica esterilizado. Basta fervê-lo por cerca de 15 minutos e deixar escorrer em cima de um pano limpo. A doadora deposita o leite e guarda o frasco no freezer”, explica a coordenadora.

As doações seguem para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto para onde é realizado o controle de qualidade, retornando para Matão em seguida e disponibilizado aos bebês internados na UTI Neonatal e Pediátrica.

O atendimento no Posto de Coleta de Leite Humano ‘Luzia Valila do Nascimento’ é de segunda à sexta-feira, das 7 às 13 horas, com acesso pela Avenida Siqueira Campos, na recepção do Instituto Cardiovascular/Hemodinâmica/SADT do Hospital de Matão. Agendamentos para retirada e outras informações podem ser obtidas no Hospital pelo telefone 3383-2500, ramal 2133.

 

  

Pesquise no Site