Publicidade

14 de Junho: Dia Mundial do Doador de Sangue

dia-mundial-do-doador-de-sangue 003“Cada doador de sangue é um herói” é o tema da campanha deste ano, que busca aumentar doações.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004 intitulou no dia 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue, com o objetivo de homenagear a todos que se disponibilim em ajudar o próximo. No Brasil, Orestes Golanovski foi reconhecido pela OMS como maior doador de sangue em 2011, por ter doado até os 65 anos.

A data busca conscientizar o restante da população com campanhas sobre a importância de ser um doador regular. O tema da campanha da OMS neste ano é “Cada doador de sangue é um herói” e tem como finalidade agradecer a solidariedade das pessoas que doam sangue e elevar sua autoestima para que continuem fazendo suas doações.

Para ser um doador é preciso cumprir alguns requisitos como: ter peso acima de 50 kg, ser maior de 18 anos, ser saudável, evitar bebida alcoólica e cigarro nas horas antecedentes ao procedimento, e as mulheres não podem estar grávidas ou amamentando. O procedimento é indolor e leva em torno de 55 minutos, é retirado aproximadamente 450 ml de sangue por uma equipe capacitada que introduz uma agulha em um dos braços do doador. Cada doação ajuda cerca de quatro pacientes.

Em Matão, o Hemocentro de Ribeirão Preto faz doações periodicamente. Mais informações podem ser obtidas das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, pelo telefone 0800 979 6049.

Fonte: Hospital 'Carlos Fernando Malzoni'  

Pesquise no Site