Publicidade

Matão ganhou três Unidades de Saúde em agosto

 MG 9570No mês que a cidade completou 118 anos, a área de Saúde foi ampliada com novos prédios.

Sendo eles, o Centro de Fisioterapia “Cel. Maria de Lourdes Silveira Leite”, além de duas unidades do Programa Estratégia Saúde da Família “Antonio Massucato”, no bairro Nova Guarani e “João Comelli”, no Jardim Brasil. No total um investimento superior a R$ 1,5 milhão, foram feitos na cidade.

No dia 27 Agosto, quando foi celebrado o aniversário da cidade, a Prefeitura fez a solenidade de inauguração do programa Estratégia Saúde da Família “João Comelli”. A equipe que antes atuava em um prédio locado no bairro Parque Aliança, ganhou o novo local que conta com salas específicas para procedimentos de enfermagem, consultório médico, salas de agentes comunitários, depósitos e sanitários, inclusive para pessoas com deficiências. A unidade que já está em funcionamento desde segunda-feira (29), fica na Rua Antônio Mochetti, 135, no Jardim Brasil.

“Além dessas três unidades, recentemente ampliamos e reformamos algumas unidades básicas de saúde, e outras construções continuam em andamento. Como sempre ressaltamos, a realidade de Matão é muito diferente de outras cidades da região. Nós crescemos muito em pouco tempo, exemplo disso, é a área da Saúde que sempre recebe muitos investimentos, composta por uma grande equipe incluindo os 18 médicos do programa “Mais Médicos” do Governo Federal,. Mas tudo a seu tempo e com responsabilidade, nós estamos conseguindo alcançar tudo o que foi prometido Agradeço imensamente ao nosso Prefeito, pela confiança e legado que está deixando em nosso município. Também aos familiares do Sr.João Comelli que nos deu a honra desta homenagem e os profissionais envolvidos em mais este projeto”, disse a secretária de Saúde, Mara Capparelli.

Além da médica, enfermeira, técnica de enfermagem e agentes de saúde, em Matão, todas as unidades do Estratégia Saúde da Família contam com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Matão (NASF), composto por profissionais de diferentes áreas, que atuam de maneira integrada. O atendimento, inclusive nas residências que estão na área do ESF, para pacientes acamados, é ampliado com Gerontologa, Fonoaudiólogo, Fisioterapeutas, Nutricionista, Psicóloga, Educadora Física e Assistente Social. “Os atendimentos nos ESF, não se resumem apenas dentro do prédio, uma grande estrutura com estes profissionais fica diariamente a serviço da nossa comunidade, ressaltou a secretária da Saúde.

Ranking de Eficiência

E mais uma vez foi comprovado que Matão está no caminho certo. Na segunda-feira (29), o jornal Folha de São Paulo divulgou o resultado do Ranking de Eficiência de Municípios Folha (REM-F), que avaliou 5.281 cidades do País. Conforme o jornal, o REM-F toma como referência os indicadores de saúde, educação e saneamento para estimar a eficiência da gestão municipal em todo o país. Numa escala de 0 a 1, só 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. Entre as cidades com faixa populacional de 50 a 150 mil habitantes a cidade de Matão é a que consegue melhores resultados, na posição de 146°, considerada com uma gestão “Eficiente”. O levantamento gradua as gestões em eficiente, alguma eficiência, pouca eficiência e ineficiente.

Uma comparação foi realizada entre o orçamento municipal e os investimentos em saúde, educação e saneamento básico. Também foram apontados na pesquisa, a renda média per capta, número de servidores municipais e gasto do legislativo. O estudo analisa o desempenho das gestões de acordo com os gastos das prefeituras. “Este é o resultado de uma administração séria, responsável e que sabe o que é melhor para o seu município. Precisamos considerar tudo isso, pois o futuro da nossa cidade precisa continuar se desenvolvendo como nos últimos anos. Observando este estudo, é notório que a situação da maioria dos municípios é totalmente diferente de Matão. Continuamos crescendo e tudo isso esta muito mais que comprovado, considerando que recebemos nota “A” em Saúde, pelo Tribunal de Contas do Estado, em 2014.”, salientou o secretário de Fazenda, Moacir Bertaci.

 MG 9570

Pesquise no Site