Publicidade

Executivo firma convênio com o Hospital de Câncer de Barretos

IMG 6028Exame será realizado gratuitamente na rede básica de saúde, com confiabilidade e precisão de 96%

A Prefeitura de Matão, através da Secretaria da Saúde, firmou parceria com o Hospital do Câncer de Barretos para a realização de exames preventivos ao câncer de colo de útero.

O responsável pelo programa de exame citopatológico do Hospital de Câncer de Barretos, Marcelo Almeida, esteve em reunião na segunda-feira (24) com o prefeito Edinardo Esquetini, o secretário da Saúde, Dr. João Guimarães, a diretora Sizue Kanesawa, e as enfermeiras Silvia Bueno e Marina Cecchetto. O objetivo é realizar o exame de citologia em meio líquido, uma forma mais moderna e eficiente no diagnóstico preventivo de câncer do colo do útero.

Na ocasião, Marcelo também explicou que o Hospital de Câncer de Barretos possui 104 cidades inseridas neste programa, mas apenas 31 municípios, entre eles Matão, utilizam a melhor forma de análise deste exame. De acordo com ele, a citologia em meio líquido constitui um método de diagnóstico precoce, com identificação das lesões celulares que podem levar ao câncer.

“As pacientes detectadas serão automaticamente convocadas para complementação no hospital e, se necessário, iniciarão o tratamento sem a necessidade de entrar para fila de espera ou obter novas referências e encaminhamentos”, relata Marcelo.

O acordo traz resultados bastante positivos, uma vez que o programa possui amplo raio de atendimento, beneficiando pacientes femininas de 15 a 70 anos de idade. A coleta será feita em Matão na rede básica de saúde e os exames encaminhados para Barretos no avançado laboratório do Hospital de Câncer. A meta do município é realizar cerca de 720 exames por mês, para que o convênio continue sem nenhum ônus ao Executivo.

Pesquise no Site