Hospital aborda segurança da informação com suas lideranças

IMG 7313Os cargos de chefia e lideranças do Hospital 'Carlos Fernando Malzoni', H Saúde, Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) participaram na última quinta-feira, 23, de um ciclo de palestras organizado pelos departamentos Jurídico e de Tecnologia da Informação da instituição.

Com o objetivo de expandir os treinamentos sobre segurança da informação e confidencialidade, Paulo Augusto Bernardi e Sonia Leite, responsáveis pelo Jurídio e T.I., respectivamente, puderam esclarecer, em um bate papo explicativo, condutas que devem ser tomadas pelos profissionais da área da saúde em geral, desde setores administrativos até os que atuam diretamente com a assistência. “Com a grande popularidade das redes sociais e demais meios de comunicação, é sempre importante atualizarmos nossos líderes sobre a importância do bom uso desses adventos e, principalmente, da responsabilidade que temos em diversos aspectos por estar cuidando dessas vidas”, explica o advogado, Paulo Bernardi, que também é secretário da Diretoria Executiva do Hospital de Matão. Na ocasião, os presentes puderam recordar de casos ocorridos em âmbito nacional e conhecer sentenças de tribunais que condenaram a falta de sigilo profissional.

Quanto a segurança da informação, foi recomendado as chefias e cargos de liderança que abordassem esse tema com os demais funcionários da instituição. “Tomamos providências para que nenhuma informação sigilosa seja compartilhada de forma errada, entretanto, esse trabalho é feito em conjunto, todos os funcionários tem como dever colaborar na manutenção da confidencialidade do paciente e dos seus dados. Com esse bate papo, acreditamos que conseguimos atualizar as chefias quanto a importância da segurança da informação”, ressalta a consultora em Tecnologia da Informação, Sonia Leite.