Prefeitura promove a ‘Festa do 1º de Maio Dia do Trabalhador’ com diversas atrações em Matão

e1fd15bd 4d04 434b 8fc3 d169fd4b3a62Toda programação artística se concentrará na Paróquia São José do jardim do Bosque, Praça Alfredo de Paiva Garcia e Palco Viva Cultura no Parque Ecológico.

Os tradicionais Torneios de Toriba e o de São Lourenço do Turvo também prometem celebrar o 1º de Maio. Barracas de entidades sociais farão a Praça de alimentação.

A Prefeitura de Matão, convida toda população para as celebrações do ‘Dia 1º de Maio’. A Festa promete agradar a todos com diversas atrações artísticas e culturais. O início das comemorações será nas imediações da Paróquia São José no jardim do Bosque, onde ocorre Missa especial, Encontro de Violeiros, Cavalgada e Show com a dupla Peão Carreiro e Praiano; na Praça Alfredo de Paiva Garcia, das 9h às 18h, haverá exposição de carros antigos; e, a partir das 16h na Rua Itápolis (Rua do Esquenta) concentração para o início dos diversos shows musicais no Palco ‘Viva Cultura’, do Parque Ecológico, com programação para até às 2h da madrugada.

“Temos um povo matonense trabalhador que merece um dia de descanso com oportunidade de lazer e divertimento, por isso, vamos oferecer a ‘Festa de 1º de Maio’ trazendo eventos para crianças, jovens e adultos. Nossos parabéns a todos os trabalhadores que lutam pelo sustento de suas famílias, contribuindo com o desenvolvimento econômico da nossa querida Matão”, salientou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com o secretário de Administração e Finanças, Willian Di Gaetano Bassi, para garantir a harmonia e segurança durante os eventos de 1º de Maio, a Prefeitura providenciou seguranças e apoio em saúde, além de toda a estrutura necessária para promover o divertimento dos trabalhadores matonenses.

“Desejamos que as pessoas se divirtam com tranquilidade, responsabilidade e aproveitem as diversas atrações que planejamos para que esse dia seja especial para nossa população”, considerou o secretário Willian Di Gaetano Bassi.

Confira a programação:

Às 9h haverá Missa especial (Celebração eucarística) especial na Paróquia São José, no jardim do Bosque, com a participação do declamador caipira “Nhô Mário".

Concomitantemente às 9h ocorre a ‘Cavalgada’ com saída em frente a Paróquia do jardim Santa Rosa sentido jardim do Bosque.
Às 11h tem o ‘Encontro de Violeiros’ que reunirá diversos músicos de Matão e região.

Logo mais, às 15h, a dupla sertaneja ‘Peão Carreiro e Praiano’ sobe ao palco do jardim do Bosque para o show sertanejo.
Confira as atrações do Palco Viva Cultura com sorteios de brindes durante os shows.

Instalado no Parque Ecológico, o Palco Viva Cultura apresenta diversos shows: às 16h, Paulo César e Ernan; às 18h, Vitrô D´Amélia; às 20h, Grupo Intuição S/A; às 22h, The Trooper e DJ Kiko Alves, entre bandas.

Praça Alfredo de Paiva Garcia

A exposição de carros antigos nomeada ‘Coliseum Car Show’ acontecerá das 9h às 18h. Os organizadores pedem aos visitantes a doação espontânea de 1 litro de leite.

Entidades sociais e beneficentes venderão lanches e bebidas na Praça de alimentação:

A Associação Pão Nosso (APN); NAF Matão; Lar São Vicente de Paulo – Asilo; ONG Amor Sem Raça; Grupo Escoteiros Matão; Grupo Escoteiro Terra da Saudade.

Tradicional ‘Torneio 1º de Maio no Campo Toriba’ é reconhecida pelo município

Com a colaboração da Prefeitura Municipal de Matão, por intermédio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, dentre as comemorações do Dia 1º de Maio está o histórico ‘Torneio’ realizado no Estádio Germano Scopelli, que ocorrerá no feriado, a partir das 08 horas. O evento conta com a participação de 8 equipes, sendo 4 jogos de 25 minutos e em caso de empate haverá cobrança de pênaltis. O ‘Torneio’ deste ano de 2023 fará uma homenagem, ainda sigilosa, a uma pessoa que muito contribuiu com sua retomada.

“Estamos apoiando o ‘Torneio de Toriba’ por causa da importância que esse evento tem para muitas famílias matonenses que se uniram durante os campeonatos e construíram com uma história de dedicação a nossa querida Matão. Parabenizamos aos organizadores, jogadores e familiares e desejamos um ótimo evento esportivo a todos”, ressaltou o prefeito Cido Ferrari.

O Toriba Futebol Clube foi fundado na década de 1950, sendo que neste mesmo ano iniciaram-se os ‘Torneios de 1º de Maio’, no ainda sem nomeação ‘Campo de Toriba’, mais tarde batizado de ‘Campo Germano Scopelli’, em homenagem a um dos jogadores.

De acordo com o senhor Nelson Scopelli, irmão daquele que nomeia o ‘Campo’ e goleiro do time, “o sucesso do primeiro torneio, chamou muito a atenção da gerência das Fazendas Cambuhy e dos ‘Ingleses’, por isso, em 1951 a Fábrica de Óleo, mantida por eles, assumiu o torneio”, conta saudoso.

Dessa forma todos os jogadores eram funcionários da Companhia dos Ingleses e a partir desta data os organizadores elaboraram um ‘Estatuto’ de funcionamento, com as normas e regras desportivas estabelecidas por escrito, bem como critérios de participação para as 21 sessões de trabalho daquela Companhia.

“Cada sessão tinha um tipo de cultivo e um time de futebol e junto com as regras foi definido que haveria taça para o time campeão e para o vice-campeão ”, lembra o senhor Nelson Scopelli.

Assim a Taça Phoeb Agarde, confeccionada com prata fina, foi encomendada e trazida da Inglaterra, quando se definiu em ‘Estatuto’ que os campeões teriam o nome gravado na referida premiação especial e o time mais vencedor ficaria com a Taça.

“Como o Toriba Futebol Clube foi campeão por seis vezes, sendo nos anos de 1952, 1957, 1958, 1959, 1960, 1969, esse time ficou com a ‘Taça’”, concluiu o senhor Nelson.

Após a falência da Fábrica de Óleo vieram as dificuldades financeiras e por isso o ‘Torneio de 1º de Maio’ foi descontinuado em 1969. Assim a posse definitiva da ‘Taça’ ficou com o ‘Toriba Futebol Clube’.

“Posteriormente a ‘Taça Phoeb Agarde’ foi leiloada a propósito de se levantar recursos para manter as despesas, cujo lance ‘inestimável’, foi dado pelo senhor Nelson Scopelli”, detalhou o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, José Orlando Marchesan Mingossi.

Torneio de 1º de Maio em São Lourenço do Turvo é retomado este ano

Depois de quatro anos de descontinuidade, a tradicional festa esportiva de 1º de Maio do Distrito de São Lourenço do Turvo volta a fazer história neste ano de 2023.

Completando 50 anos desde que foi fundado em 1973, os jogos ocorrerão a partir das 9h no Estádio Antônio Primiano, terá 4 times, com integrantes de todas as idades, e desta vez, 6 times de crianças, com idade entre 7 e 15 anos, também deverão garantir a participação expressiva de uma torcida ávida pelo retorno do ‘Torneio de 1º de Maio do Turvo’.

e1fd15bd 4d04 434b 8fc3 d169fd4b3a62