Caravana da Beleza Negra atendeu comunidade do Jardim São José

Caravana da Beleza Negra atuou no Jd JoséCerca de cem pessoas foram atendidas no projeto de interação social

A Caravana da Beleza Negra, em parceria com o Beraldo Perfumaria e apoio do Departamento de Cultura, aconteceu mais uma vez no sábado (4), na Base Comunitária do Jardim São José.

O evento recebeu moradores do Jardim São José, Parque Aliança, Jardim Brasil e Vila Jandira, totalizando cerca de cem atendimentos.

Na oportunidade, foram oferecidos serviços de manicure, cortes de cabelo masculino e feminino, sobrancelhas, pintura de cabelo, relaxamento capilar, alisamento (chapinha), entre outros cuidados para a beleza feminina e masculina, incluindo atendimentos para jovens e crianças.

Durante o evento, o capoeirista Gilvan Filho do grupo ‘Capoeira Meu Esporte’ conversou com membros da comunidade sobre o trabalho que desenvolve aos domingos no Parque Ecológico ‘Laerte José Tarallo Mendes’, destacando os benefícios para a saúde, bem-estar e interação social trazidos pela prática esportiva.

De acordo com João Bento (Cucão), diretor da divisão de Difusão Cultural e ativista do movimento negro em Matão, foram abordados ainda temas sobre a cultura negra, uma vez que o mês de novembro é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Também foram destacadas algumas famílias negras de Matão, como as famílias Galvão, Ribeiro, Sales, Carvalho, Aleixo, dentre outras, as quais muito contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Cucão também destacou o trabalho de exponenciais como José do Patrocínio, Machado de Assis, Castro Alves, Carlos Gomes, Carolina Maria de Jesus, dentre outros que consolidaram a cultura brasileira. 

É um projeto de inclusão social que valoriza a cultura afro-brasileira e a identidade étnico-racial dos afrodescendentes, atuando dessa maneira sobre a autoestima e cidadania de todos os participantes.