Publicidade

Exposição de Artes e Artesanato integra programação de final de ano

DSC 0604Programa de Descentralização da Cultura apresenta resultados das oficinas realizadas durante 2018

Na última terça-feira (11), aconteceu a Mostra de Artes Visuais, História em Quadrinhos e Artesanato, bem como Alfabetização e Letramento, na Casa da Cultura. Na oportunidade foram apresentados os resultados das oficinas culturais de Artes Plásticas (Phelix Santos), Desenho Livre (Cid Almeida), Desenho Artístico (Phelix Santos), História em Quadrinho e Mangá (Flavia Galdino), História em Quadrinhos e Cultura Geek (José Rodrigo Sanches), Alfabetização e Letramento (Martha Barboza), Alfabetização e Reforço Escolar (Maiara Ribeiro) e Inclusão Digital (José Augusto). Os trabalhos permanecem para visitação pública de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, na Casa da Cultura, localizada na Avenida 7 de Setembro, 1051, no Centro.

As oficinas culturais integram o Programa de Descentralização da Cultura, que é uma proposta de governo do prefeito Edinardo Esquetini, cujo objetivo é oferecer fomento à economia solidária, integração social, lazer, conhecimento e qualidade de vida à população com cursos gratuitos aos munícipes. Em 2018 foram cerca de 30 oficinas oferecidas gratuitamente para aproximadamente 2 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos, atendendo assim os bairros Jardim Itália, Jardim São José, Jardim Paraíso, Vila Guarani, Vila Pereira, Jardim Morumbi, Vila Cardim, Portal Terra da Saudade, Nova Cidade, Vila Santa Cruz, no Distrito de São Lourenço do Turvo e no Centro, onde as aulas são realizadas na Biblioteca Municipal ‘Maria de Lourdes Lian’, Escola Municipal de Artes e Casa da Cultura.

Júlio Cesar Ribeiro, diretor do Departamento de Cultura, salientou a importância do projeto, dizendo que “o Programa de Descentralização da Cultura vai além dos ensinamentos artísticos, pois oferece aos participantes a oportunidade de integração, congraçamentos, novas amizades, ou seja, é uma das propostas responsáveis pelo bem-estar social do cidadão, pois enquanto as pessoas estão se dedicando as oficinas, elas estão exercitando o lado cognitivo e isso é um processo alutar para saúde de cada indivíduo. Oportunamente agradeço o apoio e a confiança do prefeito Edinardo Esquetini em nosso trabalho. Registro ainda o apoio da secretária de Educação, Adriana Marangoni, e as demais secretarias pelo incentivo e parceria quanto aos projetos de manifestações culturais desenvolvidos pelas nossas divisões de Formação Cultura e Difusão Cultural”, destaca.

Ribeiro afirma ainda que as oficinas culturais terminam neste mês de dezembro. As inscrições para as novas modalidades terão início em fevereiro de 2019, com retorno das aulas previstos para março/abril de 2019. “Os interessados em participar dos cursos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Matão devem fazer suas inscrições na Casa da Cultura ou na Escola Municipal de Artes (ao lado da Biblioteca Pública Municipal ‘Maria de Lourdes Lian’), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações pelos telefones 3382-6640 ou 3382-2001”, conclui Júlio.

Programação
Feirinha de artesanato – segunda a sexta-feira, das 16h30 às 22h, e aos sábados, das 9h às 14h, na praça Dr. Leônidas Calígola Bastia. Aos domingos, no conjunto poliesportivo ‘Laert José Tarallo Mendes’, das 15h às 19h30;
Mostra de Artesanato e Artes Plásticas – de 12 a 21 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, na Casa da Cultura;
19/12 – Auto de Natal – 19h – Comunidade Alpha e Ômega apresenta no auditório da Casa da Cultura;
20/12 – 19h“Orpheu e Eurides”, uma adaptação de Hades Pallas – Grupo Fênix na Casa da Cultura;
21/12 – 19h“O Príncipe” – Grupo Fênix na Cada da Cultura.

Pesquise no Site