Publicidade

71º Corpus Christi acontece na próxima quinta (20) em Matão

Tapete IIPopulação deve ficar atenta às mudanças de trânsito no Centro; Festa ainda contará com uma programação musical, cultural e religiosa em 2019.

A beleza dos tapetes confeccionados em 12 quarteirões de Matão para Corpus Christi é o grande atrativo para turistas de toda a região. Neste dia, também acontece a celebração pelo Corpo de Cristo, misturando a arte com a fé. A Prefeitura de Matão, em parceria com as Paróquias da cidade, espera receber cerca de 80 mil turistas na 71ª edição desta tradicional festa religiosa na próxima quinta-feira (20).

Reconhecido nacional e internacionalmente, os festejos de Corpus Christi acontecem em Matão desde 1942 e, todos os anos, a ornamentação dos tapetes em formato de cruz tem início a partir das 4h da madrugada. Nesta ocasião, artistas, moradores e diversos voluntários se unem para confeccionar os enfeites utilizando cerca de 60 toneladas de dolomita e areia tingidas em cores vibrantes, incluindo também outros materias para cobrir as ruas e avenidas do Centro por onde passará a procissão no final do dia.

O prefeito Edinardo Esquetini salienta que a celebração de Corpus Christi é uma tradição no município e é reconhecida como festa turística religiosa. “Observamos, neste contexto, uma união de  toda a população para que seja uma celebração maravilhosa e tradicional na cidade. Além disso, também estamos com os trabalhos avançados e com união de todas as secretarias municipais. Matão esta pronta para receber visitantes de todas as regiões. Oportunamente, agradecemos todos os envolvidos para a realização da 71ª festa de Corpus Christi”, destaca.

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo, generalizada em Portugal como Corpo de Deus) é uma comemoração litúrgica católica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda", em que a participação da Santa Missa é obrigatória na forma estabelecida pela Conferência Episcopal.

A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo". É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).

Para a festa em Matão, algumas mudanças no trânsito são necessárias e o Wenderson Barbosa, assessor de projetos para o Trânsito, informa que as vias públicas que compreendem o trajeto da procissão serão interditadas. Desta forma, na terça-feira (18), a Rua Rui Barbosa, entre as Avenidas 15 de novembro e 7 de setembro, será fechada para montagem da Praça de Alimentação, em que as entidades filantrópicas da cidade serão alocadas, bem como será colocado um palco para atrações musicais.

Já na quarta-feira (19), a área central que compreende as Avenidas 7 de setembro e 15 de novembro e as Ruas Prudente de Moraes, João Pessoa, (imediações da Siqueira Campos), Rui Barbosa (proximidades da Avenida 28 de agosto), José Bonifácio e Rua das Noivas será fechada para demarcação dos tapetes. Os pontos de ônibus das Avenidas 7 de setembro e 15 de novembro serão transferidos para a Rua Cesário Motta, em frente à EE José Inocêncio da Costa e defronte à ETEC 'Sylvio de Mattos Carvalho'. As respectivas interdições permanecem até a finalização da limpeza das ruas que está prevista para as 23h do dia 20 de junho.

O 71º Corpus Christi de Matão ainda contará com uma programação musical, cultural e religiosa. A tradicional feira popular, conhecida como “Camelo”, também acontecerá normalmente ao redor do conjunto poliesportivo 'Laerte José Tarallo Mendes' durante todo o dia da festa.

Confira a programação completa:

19/6:

20h – Abertura da Exposição 'Yolanda Geuer Castel' – Casa da Cultura;

20h – Abertura da 22ª Expoflor – Praça Alfredo de Paiva Garcia e show musical com Grupo de Chorinho Bem Brasil.

20/6 – Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus

7h - Missa Santa;

9h - Missa Santa;

11h - Missa Santa;

15h - Missa Santa e, posteriormente, procissão.

20/6 – Praça Central 'Dr. Leônidas Calígola Bastia'

9h – Coral Canto da Rosa – Regência João Machado;

10h – Orquestra Jovem de Matão e Coral Municipal, com participação do grupo Vocal Marias – Regência Danilo Gomez;

11h – Keylla Emerich;

12h –  Isabela Gandini;

13h – Grupo de Chorinho Bem Brasil;

14h – Bruna e Bianca.

Pesquise no Site