Faculdade Anhanguera realiza Semana da Consciência Negra em Matão
Entre os dias 18 e 21 de novembro, palestras gratuitas abordam o tema racismo e destacam trajetória de vida de profissionais.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro como forma de conscientização da resistência e sofrimento da população negra no Brasil. Para discutir o tema, a Faculdade Anhanguera de Matão realiza a Semana de Consciência Negra entre os dias 18 e 21 de novembro.
O evento traz profissionais negros contando sobre sua trajetória de vida em diversas áreas. No primeiro dia, o professor Mateus Tobias Vieira fala sobre as faces do racismo sob a perspectiva do Direito. No dia 19, o mestre em sociologia Luiz Fernando Costa de Andrade ministra a palestra “Da consciência negra à consciência humana”. O ex-jogador de voleibol, vice-campeão sul-americano de clubes, Geraldo Alexandro de Oliveira (Balú), também participa do evento contando sobre seu projeto esportivo “Saque essa Jogada”.
Encerrando o evento no dia 21 de novembro, a apresentação musical com João Cleber Frutuozo, Júnior Barros e o trio Lukas Leão e Donizete Almeida.
As palestras são gratuitas e a inscrição pode ser feita pelo site https://bit.ly/34RmbOJ
Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra foi criado para promover a discussão sobre o racismo, a reflexão sobre integração da população negra na sociedade e o debate sobre a exclusão e desigualdade. Dia 20 de novembro foi escolhido por ser é a data de morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior Quilombo brasileiro - comunidades formadas por negros que fugiam da escravidão.
A data fomenta a discussão sobre a desigualdade étnica em um país de maioria negros, que ainda tem herança da escravidão. Em 2018, o Brasil tinha 19,2 milhões de pessoas que se declararam pretas, 4,7 milhões a mais que 2012, um aumento de 32,2%, segundo IBGE. Ainda segundo a pesquisa, pretos e pardos somam 55,8% da população.
Confira a programação:
18 de novembro, às 19h30
As várias faces do racismo sob a perspectiva do Direito
Mateus Tobias Vieira
Mestrando em Ciências Sociais na Unesp, Pós Graduado em Direito Econômico pela USP, Bacharel e Licenciado em Ciêcias Sociais pela Unesp e Bacharel em Direito pela FDF
19 de novembro, às 19h30
Da consciência negra à consciência humana
Luiz Fernando Costa de Andrade
Mestre em Sociologia pela UFSCar e graduado em Ciências Sociais pela Unesp
20 de novembro, às 19h30
Saque essa Jogada – Projeto esporte voleibol
Geraldo Alexandro de Oliveira (Balú)
Ex-jogador de voleibol e responsável pelo projeto. Vice-campeão sul-americano de clubes e campeão português
21 de novembro, às 19h30
Apresentação musical
João Cleber Frutuozo, Júnior Barros e o trio Lukas Leão, Donizete Almeida.