Prefeitura consegue liberação parcial do novo cemitério

 

Novo CemiteiroFoi liberada para o novo Cemitério uma licença de operação parcial junto a CETESB, com a utilização de 9.752 metros quadrados, comportando 1.200 sepulturas.

A Prefeitura Municipal de Matão, através da Secretaria de Serviços Municipais e Meio Ambiente, iniciou no ano passado, as obras para a construção do novo cemitério municipal, que ocupará uma área de 24.200 metros quadrados, localizada defronte ao atual, na Alameda da Saudade. Ali serão investidos mais de R$ 350 mil, que serão integralmente bancados pela Prefeitura. O novo cemitério contará com 3.700 sepulturas, com perspectiva de operação para mais de 15 anos.

Agora, a Prefeitura conseguiu uma licença de operação parcial junto a CETESB, com a utilização de 9.752 metros quadrados, comportando 1.200 sepulturas. “Esse é um processo demorado, são várias etapas, várias exigências. Conseguimos essa liberação parcial, e vamos prosseguir o cronograma até a liberação total e definitiva”, disse o prefeito Chico Dumont.

Inicialmente, foram feitos o muro, arruamento, pavimentação asfáltica, serviços de guias e sarjetas, e os quatro poços de monitoramento do lençol freático, exigidos pela CETESB. Depois foi a vez da implantação das galerias de águas pluviais. “Estamos desenvolvendo todo o trabalho de infraestrutura. O processo é gradativo, estamos cumprindo todas as etapas, seguindo as normas estabelecidas pela CETESB.

Ainda temos muito trabalho pela frente, mas a situação está caminhando, inclusive com a assinatura da escritura ainda no ano passado, foi dado mais um passo. Outro passo é a retirada de 52 árvores do local, e como compensação ambiental, também exigida pela CETESB, plantamos 1.325 árvores, na área denominada pulmão verde, situada na avenida Trolesi. As primeiras autorizações conseguidas foram as de supressão de vegetação, a prévia e a de instalação. Estamos cumprindo todas as normas estabelecidas, como determinou o prefeito Chico Dumont. Agora conseguimos a liberação parcial de operação, ou seja, as coisas estão caminhando”, explicou Adão Manoel Christino, diretor de Divisão de Parques e Jardins.