Operações da campanha municipal “Matão contra as queimadas” estão em andamento

968f6052 6c14 4079 92e1 ec3c253d95f2A equipe da Defesa Civil da Prefeitura de Matão, em parceria da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, realizou mais uma ação com o intuito de orientar a comunidade sobre as medidas de prevenção contra incêndios.

Na manhã desta sexta-feira (07), os profissionais estiveram na região central, dedicados a distribuir materiais informativos contendo dicas de segurança de como agir em caso de incêndios florestais.

A mobilização faz parte se uma série de atividades que dão sequência à Campanha "Matão contra as queimadas", realizada todos os anos pela Prefeitura de Matão, no período de estiagem, época de maior incidência de queimadas.

“Ações como estas fazem parte do trabalho educativo e preventivo, pois é através do conhecimento que as pessoas podem evitar riscos à vida e demais tragédias. Além disso, a equipe da Defesa Civil também aproveita para esclarecer dúvidas e responder perguntas dos moradores.”, ressalta o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Luciano Gonçalves Leite.

Entre as medidas de prevenção recomendadas estão: evitar acender fogueiras em áreas próximas às matas; não jogar lixo ou materiais inflamáveis em lugares inadequados; não soltar balões; não jogar pontas de cigarro em locais secos; entre outros.

Caso um incêndio ocorra, a Defesa Civil orienta a população a ligar imediatamente para os números de emergência, quando possível, se afastar do local do incêndio, além de não tentar combater o fogo sozinho.

Telefones uteis:

(193) - Corpo de Bombeiros;
(153) - Guarda Civil Municipal
(199) - Defesa Civil

7891b6c1 d012 4781 8c7c 1cb65114cf4a