Conheça mais dos espaços públicos de lazer, esportivos e educativos de Matão

7f1bd9d9 9d9a 42c4 a863 2a7e4818f557A Prefeitura de Matão, com o intuito de incentivar a convivência social, a prática esportiva e momentos de diversão e de conhecimento, convida a comunidade a apreciar os espaços públicos esportivos, de lazer, recreativos e cultural recentemente reformados e reinaugurados.

Seja em contato com a natureza, praticando atividades físicas ou leitura, o município dispões de diversos locais prontos para receber toda a família.

Ao todo, são 48 praças e várias áreas recreativas, campos, quadras e estádios, sendo alguns deles cuidados pelos integrantes do projeto “Boa Praças” e outros pelos servidores das secretarias municipais de Serviços e Zeladoria, Meio Ambiente e Esportes, Lazer e Juventude. Além dos espaços recreativos, também existe a Biblioteca Municipal para quem desejar aprimorar seus conhecimentos e conhecer um pouco mais da nossa história.

“Entre os anos de 2022 e 2023, parte do nosso cronograma de obras de benfeitorias foi organizado para que elas fossem concluídas antes do final de dezembro, com o intuito de que as pessoas pudessem aproveitar estes espaços comunitários nas férias de janeiro. Então, fica nosso convite aos moradores e aos visitantes para que aproveitem as férias explorando o que Matão tem a oferecer”, destacou o prefeito Cido Ferrari.

Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Matão “Profª Maria de Lourdes Lian”, é um tesouro cultural dos matonenses, e encontra-se em fase de modernização. No ano passado, seu acervo foi transferido para um novo prédio, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais atrativo e expandir o acesso à leitura, contribuindo assim para a formação leitora da comunidade. Com mais de 15 mil exemplares disponíveis para empréstimo, a biblioteca é um ponto de encontro para os amantes da leitura de todas as idades.

A Biblioteca Municipal fica na Av. Sete de Setembro, 1183, no Centro. O atendimento é realizado entre segunda e sexta-feira, das 8h00 às 17h00.

Parque Ecológico

Contemplado de uma de natureza exuberante, o “cartão postal” de Matão é o principal ponto de refúgio ideal para famílias e visitantes. As diversas espécies de pássaros que habitam no espaço e as variadas árvores que abraçam o lago municipal, onde estão disponíveis peixes para pesca em pequena quantidade, proporcionam uma intensa conexão com a natureza dentro da área urbana.

Além de propiciar o descanso em área verde, os visitantes e apreciadores do espaço verde são estimulados a relembrar a importância de preservar a biodiversidade e respeitar a natureza.

Playground do Parque Ecológico

Revitalizado pela Prefeitura de Matão, o “parquinho” que faz parte da história de várias gerações de matonenses, ganhou novos e mais unidades de brinquedos, sistema de monitoramento, troca do banco de areia e dos alambrados, iluminação, paisagismo, rampa de acessibilidade e outras melhorias.

O novo parque é composto de escorregadores, balanços, tobogãs, caracol, gangorras, gira-gira, túnel e passarela de corda, entre outros acessórios.

Conjunto Poliesportivo “Laerte José Tarallo Mendes”

Localizado na mesma área no Parque Ecológico, o Conjunto Poliesportivo oferece espaços privilegiados com diversas opções de setores para a prática esportiva. Desde sua fundação, as instalações foram projetadas para atender a uma variedade de modalidades esportivas, atividades recreativas e até treinamentos de atletas.

Recentemente a Prefeitura e Matão investiu mais de R$ 3,7 milhões em melhorias, sendo que novas obras estão em andamento para contemplar a recuperação e a reforma da piscina olímpica e do Ginásio “Carlos Alberto Magalhães”.

Quadras de areia, múltiplo uso e quadra de tênis e pista de skate

Este complexo também está localizado no Conjunto Poliesportivo, e cada um deles - quadras de areia “Marcos Paulo Bertachini” (Moinho), pista de skate e quadra de múltiplo “Paulo Sérgio Bortolani” e quadra de tênis ‘Darcy Sola’ foram reinaugurados em dezembro.

Quadra esportiva “Primo Geraldo”

Localizada no bairro Bom Retiro, esta quadra foi entregue à população no ano passado. Sua dimensão é estruturada para as modalidades de Vôlei e Futsal, e foi contemplada com cobertura, sistema de iluminação de LED, paisagismo, cercamento e barreiras de proteção, além de piso com aderência.

Praça do Bairro Alto

Considerado um dos espaços mais conhecidos de Matão, a praça “Idylio Bigal” no Bairro Alto também é uma das opções de lazer que atrai crianças, idosos e Pessoas com Deficiências (PCD’s). Ela conta parque infantil, equipamentos de academia ao ar livre, bicicletário, casinhas para abrigo de cachorros, rampa de acessibilidade, iluminação com postes de led, sistema de drenagem, calçamento com piso tátil (faixas em alto-relevo fixadas no chão para auxílio de locomoção) e canteiro.

699220a3 cba6 43fa 8c19 b30c08aa59fd