Construção Civil impulsiona o desenvolvimento de Matão com novos empreendimentos e agilidade de projetos

e3823798 8b92 45bc b8f5 8e223a3300f3O setor da construção civil em Matão tem se destacado nos últimos anos, acompanhando o cenário de crescimento da cidade, que tem sido evidenciado pelo número de novos empreendimentos imobiliários.

Um dos indicadores é o volume de projetos que tramitam na Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano. De acordo com dados da Prefeitura de Matão, entre fevereiro de 2024 e fevereiro de 2025, foram protocolados aproximadamente 2.500 processos, entre pedidos de aprovação de novos projetos, conclusão de obras, regularização de ampliações, desdobro, reforma ou adequação. Desse total, apenas uma pequena parcela de cancelamento de projetos, foi realizada — o equivalente a apenas 0,53%, o que demostra o alto fluxo do setor de construção.

Este cenário também pode ser visto pela quantidade de novos empreendimentos vindos para Matão. Nos últimos dois anos, foram 03 loteamentos finalizados, 04 empreendimentos iniciados e outros 06 empreendimentos em fase de aprovação, além de outros 15 empreendimentos verticais (prédios residenciais e comerciais) que estão em fase de estudos de viabilidade técnica.

“Ano após ano, Matão vem se consolidando como um excelente lugar para se viver, e é importante reconhecermos as inúmeras qualidades da nossa cidade. Contamos com um dos melhores ensinos públicos do país, além de abrigarmos grandes indústrias nos setores metalúrgico, de sucos, suplementos alimentares, entre outros. A gestão municipal também tem contribuído através de constantes investimentos em áreas essenciais como segurança, zeladoria, saúde, cultura e mobilidade urbana. Todos estes fatores refletem no crescimento equilibrado de nossa cidade, que preserva as características do interior o que, ao mesmo tempo, torna Matão cada vez mais atrativa para novos moradores”, cita o prefeito Cido Ferrari.

Modernização dos serviços públicos

A Prefeitura de Matão vem se destacando pela modernização dos serviços públicos, especialmente na área da construção civil. Um dos marcos recentes dessa transformação é a implantação de sistema digital na Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento, que tornou os processos de aprovação de projetos mais ágeis

Em apenas um ano de operação, a plataforma “Aprova” já ultrapassou 2.500 atendimentos e registrou uma redução de mais de 70% no tempo de espera para análise, aprovação e emissão de documentos. Com isso, o serviço público tornou-se mais dinâmico e eficiente, diminuindo custos e evitando atrasos nos cronogramas de obras da cidade.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, o sistema foi implantado com o objetivo de agilizar o trâmite de documentos, minimizar burocracias e garantir maior transparência, beneficiando diretamente engenheiros, arquitetos, contadores, corretores de imóveis, lojistas do setor e os investidores.

Antes da digitalização, os profissionais da área precisavam se deslocar diversas vezes até a prefeitura e aguardar longos períodos para a análise manual dos projetos. Agora, todo o processo pode ser feito online: da entrega da documentação ao acompanhamento em tempo real das etapas, com notificações automáticas sobre pendências ou aprovações.

“Esta transformação digital permitiu mais organização, economia de tempo e transparência. Hoje, conseguimos oferecer um serviço mais eficiente e acessível para todos os envolvidos, sendo que muitos dos pedidos já são deferidos na primeira análise. Ou seja, isso interfere diretamente no planejamento da construção de um imóvel, além de ter impacto positivo no setor imobiliário e na economia local”, ressaltou o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano de Matão, Robson Onofre.

A plataforma que pode ser acessada pelo endereço eletrônico matao.aprova.com.br concentra diversas funcionalidades, como: Aprovação de Projetos; Emissão de Habite-se; Certidão de Croqui ou Desdobro; Alvará e Certidão de Demolição; Certidão de Numeração; e Aprovação de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), com perspectiva de inserção de novos processos em desenvolvimento.

e3823798 8b92 45bc b8f5 8e223a3300f3

94fd6e2d 0dae 4534 8a87 25406588c33f