Iniciada obra da ponte do São José
Ponte deve ser concluída dentro de 90 dias
Na segunda-feira (14), a Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano, iniciou a reconstrução da cabeceira da ponte do Jardim São José.
A obra está sob responsabilidade da empresa Guerra Construções que também foi responsável pela reconstrução da ponte do Turvo. No período da tarde, as máquinas chegaram no local e iniciaram os trabalhos de escavação da margem do rio onde houve o desmoronamento.
O prefeito Edinardo Esquetini esteve acompanhado pelo proprietário da empresa, Guilherme Guerra, que passou todas as informações sobre os problemas ocasionados no local.
Segundo Guilherme, o gabião construído anteriormente na ponte do São José era muito pequeno medindo apenas 1,5 metro e não suportou o peso da ponte ocasionando o desmoronamento do barranco. “Inicialmente fizemos a escavação do solo para posteriormente construir um gabião mais largo para sustentar a parte esquerda da ponte e, em seguida, na parte superior será construído um muro de concreto armado, ou seja, nesta primeira fase vamos fazer toda estrutura de sustentação das estacas metálicas existentes debaixo da ponte para depois jogar o concreto”, explica.
Guilherme garante que os serviços executados pela empresa não serão paliativos. “Vamos entregar duas obras permanentes para a cidade, tanto a ponte do Turvo que estava sendo sustentada por ripas de madeira, como a ponte do São José que acabou desmoronando por causa de uma estrutura inadequada”, fala.
Esquetini diz que a preocupação da administração atual é entregar uma obra bem-feita, que dure por muitos anos. “Nós temos responsabilidade com o dinheiro público e não vamos entregar uma obra pela metade para população, como foi o caso da ponte do Turvo, que utilizaram madeira em vez de concreto. Os moradores do Turvo podem ter certeza que eles não terão problemas com a ponte por muitos e muitos anos, ou seja, estamos investindo certo, de uma só vez e fazendo um trabalho responsável nestas duas obras importantes para a população”, enfatiza.
O prefeito Edinardo pede desculpas à população pela demora das duas obras que eram tão aguardadas. “Nós sabemos que o poder público é diferente do setor privado, não temos a agilidade que gostaríamos, pois é tudo muito burocrático e demora muito, por isso, peço desculpas a todos pelo transtorno que passaram. A obra do Turvo já está em fase final e, dentro de 90 dias, segundo a empresa Guerra, concluiremos a ponte do São José”, finaliza.