IPVA atrasado: quais são os riscos de não pagar?

ipva atrasado 800x445Está com o IPVA atrasado? Saiba que isso faz o proprietário correr o risco de ter seu carro apreendido. Fique por dentro das consequências deste atraso!

Quais os riscos de deixar o IPVA atrasado?

Enquanto você não regulariza o pagamento do IPVA atrasado, não pode fazer o licenciamento do veículo. E, quem é pego com o licenciamento irregular, também corre o risco de ter o carro apreendido. Mas as consequências não param por aí. Confira abaixo o que pode acontecer se você atrasar o IPVA!

Ter o IPVA atrasado pode sujar meu nome?

“Ao atrasar o pagamento do IPVA, o proprietário receberá um comunicado pelo correio com um prazo para acertar a dívida. Se não cumprir essa data, poderá ser negativado”, afirma Ilídio dos Santos, presidente da Associação Nacional dos Revendedores de Veículos Automotores (FENAUTO).

No entanto, no caso de dívidas com o governo, a negativação acontece de forma diferente. Em vez do cidadão ter seu nome incluído ao SPC ou Serasa, por exemplo, ele terá o nome incluído na dívida ativa que é uma execução fiscal onde ele poderá até mesmo perder o bem.

Posso dirigir meu carro com o IPVA atrasado?

Se o carro for apreendido pela polícia, o prejuízo será ainda maior.  Você terá que pagar o IPVA atrasado, os juros e as multas para regularizar a situação e cobrir os gastos dos dias em que o carro ficou parado no pátio do Detran. Se mesmo assim não puder pagar a dívida, seu carro irá para leilão.

Posso parcelar o valor do IPVA atrasado?

Infelizmente não. O parcelamento é um benefício oferecido apenas às pessoas que fizerem o pagamento do IPVA em dia. Por isso, caso você tenha atrasado o imposto, saiba que o pagamento deverá ser efetuado integralmente, com o acréscimo de multa pelo atraso, além dos juros que correm durante o período em que você não regulariza a situação.

ipva atrasado 800x445