Procon Matão realiza orientações sobre a Black Friday

Procon Matão 1A Fundação Procon de São Paulo realizou orientações em Matão para alertar os comerciantes sobre a Black Friday

Evento em que diversos estabelecimentos comerciais promovem descontos e promoções, acontecerá nesta sexta-feira (27) e o Procon orienta os consumidores a aproveitarem data de forma consciente e responsável.

A recomendação é que o consumidor já comece a pesquisar sobre o produto ou serviço de seu interesse – características, funções etc – e, principalmente, verificar qual o preço que está sendo praticado hoje no mercado.

O consumidor, pode inclusive fazer um print da tela com o preço ofertado pelo estabelecimento, deste modo, ele terá como acompanhar a evolução e comprovar os valores para eventual questionamento, pois procurar com antecedência informações sobre o evento e as marcas que irão participar também garante uma boa organização na hora da compra.

Para consultar sobre um produto/serviço deve-se sempre acessar os canais oficiais; clicar em links de ofertas recebidos por e-mail ou redes sociais não é seguro.

De acordo com o Coordenador Procon Matão, Dr. Marcos Ignácio, é importante que o consumidor fique atento e se possível realize comprar nas lojas presenciais. “A Black Friday, assim como em outras em outros atos promocionais em datas comemorativas, é importantíssimo consumidor adquirira os produtos de forma racional.

A recomendação do Procon é que o consumidor opte em adquirir do comércio local, principalmente se você está comprando roupas, calçados ou alguma coisa que por alguma circunstância precisar ser trocada você terá maior facilidade, pois o nosso comércio matonense ele é muito correto com código defesa consumidor e sempre dá amparo para estes serviços, mas se optar por comprar algum produto pela internet, compre pelas empresas já conceituadas, sem desmerecer aquelas que estão iniciando, mas aquelas conhecidas grandes portais que te dão um amparo uma segurança maior”, finaliza Marcos.

Veja mais orientações
Recomenda-se fazer uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e que estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto e prejudicar o orçamento.

Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas. O valor do frete também é algo que deve ser observado – se o valor for muito alto, o preço promocional pode não valer a pena.

Nas compras feitas em sites, é preciso estar atento se há alteração no preço informado inicialmente (da oferta inicial, passando pela colocação do produto no carrinho até o pagamento).
Antes de qualquer compra online, é importante fazer uma consulta à lista “evite estes sites” do Procon-SP https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

Para mais informações, dúvidas ou alguma reclamação referente a atendimento e problemas com produtos ou serviços, basta procurar o Procon Matão, localizado na Rua Oreste Bozelli, 1165, no Centro. Atendendo de segunda a sexta-feira com restrições devido a pandemia, das 9h às 16h, o telefone para agendamento é 3384-4484.

Procon Matão