Com apoio da Prefeitura Matão recebe a Carreta da Mamografia

Unidade Movel combate ao Cancer de MamaCarreta da Mamografia do programa "Mulheres de Peito" está em Matão.

Para incentivar as mulheres a realizar exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama, está em Matão desde terça-feira (07/04), a Carreta da Mamografia, do programa "Mulheres de Peito". O programa oferece gratuitamente exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos, apresentando apenas o RG e o cartão SUS. Mulheres com idade entre 35 e 49 anos, devem apresentar o pedido do exame que pode ser feito pelas enfermeiras das unidades de saúde SUS, RG e Cartão SUS (obrigatório).

A Unidade Móvel fica na cidade durante 15 dias, e está estacionada ao lado da Igreja Matriz, no Centro, atendendo de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. A paciente deverá se dirigir a Unidade Móvel com os documentos necessários, e retirar uma senha para ser atendida no mesmo dia. De segunda a sexta-feira serão liberadas 50 senhas, e aos sábados 25.

Estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mostram que apesar de 70% das brasileiras entre 50 e 69 anos, consideradas grupo de risco, terem acesso à mamografia, tanto em clínicas particulares, quanto na saúde pública, apenas 20% realizam o exame, pelo menos, a cada dois anos.

Esse é um cenário preocupante, pois a mamografia ainda é o principal exame para detecção precoce do câncer de mama. Quando descoberto no início, as chances de cura são de, aproximadamente, 95%. Ainda assim, a taxa de mortalidade estimada no Brasil é de cerca de 60%, principalmente, porque o tumor é descoberto em estágio já avançado, quando as chances são bem menores.

A secretária de Saúde de Matão, Mara Capparelli, orienta as mulheres sobre a importância deste exame. “Todas sabem que é altamente necessário procurar o médico com frequência, e fazer os exames que são solicitados. Mas, ainda existem muitas mulheres que, mesmo conhecendo os riscos, deixam de ir às consultas, e consequentemente, não fazem o exame. Este programa tem o objetivo de, principalmente, rastrear aquelas mulheres que nunca fizeram ou que raramente fazem a mamografia e também agilizar o procedimento, para que se algo for diagnosticado, o tratamento seja iniciado o mais breve possível”, afirmou a Secretária.

O “Mulheres de Peito” é um projeto da Secretaria Estadual da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, lançado no final de 2013. Matão aderiu imediatamente a esse projeto, para promover a saúde, prevenindo o câncer de mama, buscando o diagnóstico precoce, tratar a lesão e reabilitar as pacientes.

A prevenção do câncer de mama inclui o autoexame, o exame clínico e a mamografia. O autoexame da mama deve fazer parte das ações de educação para a saúde. É importante sempre fazer o autoexame, o exame clínico e a mamografia. A mamografia é o exame realizado nas mamas, que permite diagnosticar de forma rápida o câncer.

Os profissionais da Atenção Básica de Saúde em Matão estão aptos a orientar, e encaminhar todas as mulheres que tiverem dúvidas, ou necessitarem de esclarecimentos específicos sobre este exame. A paciente pode procurar qualquer unidade de Saúde SUS, e será atendida.

Importante ressaltar que, a Secretaria da Saúde já atua no Programa Mulheres de Peito, desde sua implantação. Inclusive, 979 mulheres da nossa cidade já realizaram este exame através do Programa, no Hospital “Carlos Fernando Malzoni” que através do SUS é o prestador deste serviço no município.

“A vinda da carreta, que foi solicitada pela vereadora Carla Kamel, é muito bem-vinda, pois veio para complementar o programa, possibilitando que seja atingido um número maior de mulheres, considerando que é muito mais prático e rápido. Não precisa de agendamento, e o resultado sai em 48 horas”, avaliou o prefeito Chico Dumont.