Publicidade

Matão recebe quatro profissionais do programa Mais Médicos

IMG 1426Matão se inscreveu no Programa Mais Médico e foi habilitado a receber até 18 profissionais.

Graças ao empenho do prefeito Chico Dumont, e da secretária municipal da Saúde, Mara Capparelli, Matão foi contemplado com quatro médicos cubanos, especialistas em clínica médica, por meio do Programa Mais Médicos instituído pelo Governo Federal, através de iniciativa da presidente Dilma Roussef. A ampliação do quadro médico do município não parou por aí, porque através do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), Matão receberá mais uma profissional, a doutora Bárbara Melo, que virá do Rio de Janeiro, e tem chegada prevista para a próxima semana.

A chegada dos doutores Yordanis Rodriguez Martinez, Osiris Gonzalez Valle, Pedro Ernesto Lodeiro Duret e Tania Maria Peña Lora aconteceu na tarde de quinta-feira (13), quando foram recebidos pelo prefeito Chico Dumont em seu gabinete.

Atualmente, o município conta com 90 médicos de várias especialidades na rede municipal de saúde, destacando que proporcionalmente ao número de habitantes, Matão conta com um número maior de profissionais do que muitas cidades da região. “Conhecemos muito bem a rede de saúde do nosso município e estamos buscando alternativas para melhorar cada vez mais o atendimento à população. E agora, graças a mais esta parceria com o Governo Federal, vamos ampliar o número de médicos da nossa rede. Também temos o compromisso de ampliar as unidades de saúde da família e em breve abriremos licitação para a construção de pelo menos mais um posto de atendimento, na região do Jardim Alvorada”, citou o prefeito.

Matão se inscreveu no Programa Mais Médico e foi habilitado a receber até 18 profissionais. “Matão foi um dos municípios selecionados e inicialmente receberíamos apenas um profissional, mas o prefeito Chico Dumont pediu que pleiteássemos mais médicos para município. E, na tarde de quarta-feira, fomos informados pelo Ministério da Saúde de que receberíamos quatro médicos”, afirmou Mara Capparelli.

Para ampliar o quadro de profissionais da área médica, a Prefeitura de Matão também se inscreveu no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), buscando médicos para atuar justamente nas unidades de atenção básica. “Neste programa, fomos contemplados com mais uma médica, a doutora Bárbara, que no processo de seleção escolheu atuar em Matão”, complementa a secretária.

A secretária da saúde lembra ainda que, independente dos programas citados, a Prefeitura de Matão realizou vários concursos nos últimos anos, mas não houve interesse por parte dos médicos em participar dos mesmos. “A Prefeitura está finalizando o edital para realização de um novo concurso público, onde está prevista a contratação de outros médicos em várias especialidades”, concluiu.  

Pesquise no Site

Publicidade