Meninas de 9 a 11 anos devem tomar a segunda dose da vacina contra HPV

TaniaAs adolescentes desta faixa etária tomaram a primeira dose da vacina há seis meses, portanto receberão neste mês a segunda dose.

A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, sendo dois responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.

A vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) é indicada para adolescentes de 9 a 13 anos com três doses. Após a primeira dose, a menina deve receber a segunda seis meses depois, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose.

“Em Matão nós já começamos a aplicar as doses. Novamente nossas equipes estão indo às Escolas, inclusive aplicando a vacina em meninas que não tomaram a primeira dose afinal, a proteção só é garantida com a aplicação das duas doses. Lembrando que também disponibilizamos a vacina em todas as Unidades Básica de Saúde.”, explicou a enfermeira, Tânia Mara Mancini Bambozzi.

Todas as meninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado também devem procurar um posto de saúde para tomar a segunda. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14 e para aquelas que já tenham passado de um ano da primeira dose.

Neste ano, o Ministério da Saúde incluiu no grupo alvo da vacinação as mulheres de 9 a 26 anos que vivem com HIV. Mais suscetível a complicações decorrentes do HPV, esse público tem probabilidade cinco vezes maior de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral.

Para este grupo, o esquema vacinal também conta com três doses, mas com intervalos diferentes. A segunda e a terceira doses serão aplicadas dois e seis meses após a primeira. Nesse caso, elas precisarão apresentar a prescrição médica. Mais informações pelo telefone 3383-4907.